Gente do Mandu

A jornada de superação de um ex-funcionário público que foi parar nas ruas

Luiz Augusto passou quase 20 anos nas ruas de Pouso Alegre, viveu a dependência do crack e a prostituição, até aceitar ajuda.

Terra do Mandu / 09 novembro 2025

Prepare-se para se emocionar e, ao mesmo tempo, aprender. Se emocionar com a história de superação de quem viveu quase duas décadas nas ruas, vivendo do que encontrava no lixo e, de alguma marmita doada por voluntários.

Período em que Luiz Augusto passou ruas de Pouso Alegre, vivendo a dependência do crack e a prostituição. Ele que um dia foi inspetor de alunos, depois de ser aprovado em concurso público da prefeitura. Viu tudo virar cinzas, fumaça…

Ao ver o depoimento de superação a gente aprende que, pessoas que estão no vício, nas ruas, nas drogas, na maioria das vezes, estão ali por uma dor. Sair do fosso que se encontram não será na primeira ajuda oferecida.

No caso de Luiz Augusto foi só depois de ‘ver Deus no lixo’ onde estava pegando comida no lixo e entendeu que era preciso aceitar a ajuda oferecida pelos voluntários da Pastoral de Rua.

Hoje ele é voluntário da Fazenda da Esperança, em Pouso Alegre, instituição que o ajudou a superar o vício na dependência química, da prostituição.

Mais Lidas