Polícia

Estelionatários são presos após furto de cartões bancários de idosos em nove cidades da região

Crimes foram registrados em agências bancárias de Itajubá, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Itanhandu, Itamonte, Passa Quatro, Pouso Alto e Piranguinho.

Nayara Andery / 31 outubro 2025





Foto: PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (31/10), a Operação “Cleptocard”, com o objetivo de combater crimes de furto e estelionato mediante troca de cartões bancários. Dois suspeitos, de 45 e 53 anos, foram presos.

A operação foi executada pela equipe da Delegacia Regional em Itajubá, em diversos municípios do Sul de Minas. A investigação apontou que os alvos integravam um grupo com atuação interestadual, com registros de ocorrências em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

No estado de Minas, os crimes foram registrados em agências bancárias de Itajubá, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Itanhandu, Itamonte, Passa Quatro, Pouso Alto e Piranguinho. As principais vítimas eram idosos.

Foto: PCMG

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além dos mandados de prisão. A Polícia também coletou novas provas que reforçaram a dinâmica criminosa: os suspeitos se aproximavam das vítimas no momento de saques ou pagamentos, observavam as senhas digitadas e, de forma sorrateira, realizavam a troca dos cartões, passando a efetuar movimentações financeiras indevidas.

Ainda segundo a PCMG, as investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e apurar o total do prejuízo causado às vítimas.

Mais Lidas