Adolescentes danificam câmera de monitoramento e são apreendidos pela PM
Três menores foram identificados pelas imagens quando tacaram pedra em uma câmera na Praça Jorge Beltrão, local com alto índice de uso de drogas.
Iago Almeida / 27 outubro 2025Três menores foram identificados pelas imagens quando tacaram pedra em uma câmera na Praça Jorge Beltrão, local com alto índice de uso de drogas.
Iago Almeida / 27 outubro 2025
Três adolescentes foram flagrados pelo Centro Integrado de Defesa Social (CIDS), danificando uma câmera do monitoramento municipal na Praça Jorge Beltrão, em Pouso Alegre/MG. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (27/10).
As imagens divulgadas pela Prefeitura mostram os adolescentes tacando pedras na câmera, por várias vezes. Eles tentam dos dois lados e não acertam o alvo por diversas vezes. Eles ainda sentam em um dos bancos da praça e parecem desistir.
Mas, um deles sai, vai para a rua de trás e volta a tacar mais pedra, ainda não acertando a câmera. O adolescente não desiste até que o equipamento é danificado. Segundo a prefeitura, o visor da câmera foi atingido.
A Polícia Militar foi acionada por volta de 1h15 da madrugada e conseguiu abordar dos três adolescentes. Eles foram apreendidos por dano ao patrimônio público e levados para a Delegacia de Polícia Civil. A câmera danificada já foi reparada e restabelecida, retornando ao seu pleno funcionamento.
Lembrando que o crime de dano ao patrimônio público é previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa. O responsável também pode ser obrigado a reparar financeiramente o dano causado.
“O dano ao patrimônio público é configurado quando alguém destrói, inutiliza ou deteriora bens pertencentes ao poder público, como prédios, equipamentos e monumentos”, explica o Superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Silveira.
A Prefeitura disse que as imagens dos adolescentes foram captadas no momento do ato e permanecem à disposição da Polícia Civil para a devida cadeia de custódia. O Executivo ainda repudiou o ato de vandalismo.
“A Prefeitura de Pouso Alegre repudia o ato de vandalismo contra equipamentos e patrimônios públicos, especialmente as câmeras de monitoramento municipal, que têm se mostrado uma ferramenta eficiente no auxílio às forças de segurança e à defesa social do município”, disse a administração.
O superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Silveira, destacou a importância do sistema de monitoramento para a segurança pública. “As câmeras municipais têm se mostrado uma ferramenta eficiente no auxílio às forças de segurança e à defesa social do município. Atos como esse prejudicam o trabalho de proteção e vigilância que beneficia toda a população”, afirmou.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu