4º Sistema, Mercado e Emprego oferece mais de 300 vagas de trabalho em Pouso Alegre

Feirão de empregos será nesta terça-feira (7/10), no Senac, contando ainda com serviços de saúde, bem-estar e orientação profissional, além de espaço kids

Iago Almeida / 06 outubro 2025



Feirão de empregos no Senac oferece mais de 300 vagas de trabalho / Foto: Terra do Mandu 

O Senac receberá nesta terça-feira (7/10), a 4ª edição do Sistema, Mercado e Emprego em Pouso Alegre/MG. A iniciativa gratuita vai reunir 30 empresas que vão oferecer mais de 300 vagas de emprego em diversas áreas e carreiras.

O evento é organizado pelo Sistema Fecomércio MG e acontecerá das 7h às 12h na sede do Senac, na Avenida Vicente Simões, 370. Durante o evento, os participantes poderão aproveitar orientações do Rede de Carreiras para elaborar e cadastrar currículos no portal da instituição, além de dicas sobre postura em entrevistas e marketing pessoal.

O Sindcomércio Vale do Sapucaí também estará presente com um balcão de oportunidades em empresas filiadas, especialmente do setor de comércio, que busca ampliar suas equipes para as vendas de fim de ano. Assim como o SINDIPA, que estará ofertando vagas em hotéis, bares e restaurantes associados.

A programação conta ainda com espaços de bem-estar e serviços gratuitos oferecidos por alunos e docentes do Senac, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, quick massagem e atividades do ambiente Maker.

E o Sesc marca presença com atividades recreativas para crianças e toda a família. Para mais informações entre em contato pelo telefone (35) 2103-2450 ou pelo WhatsApp estadual 31 3057-8600.

Dicas de empregabilidade

Karine Teodoro, docente da área de gestão do Senac em Pouso Alegre, dá algumas dicas os candidatos que vão participar do 4º Sistema, Mercado e Emprego, para aumentar as chances de conquistar a tão sonhada vaga.

  • Quais são os principais erros que você observa na elaboração de currículos?

Entre os principais erros estão a falta clareza do objetivo profissional, excesso de informações e a descrição das experiências profissionais em ordem crescente (das mais antigas às mais recentes). Outro erro comum é o descuido com a revisão ortográfica e formatação, o que compromete a credibilidade do documento. Ao elaborar um currículo, é recomendável destacar resultados alcançados, e não apenas descrever atividades rotineiras. Isso torna o documento mais atrativo aos recrutadores, pois evidencia impacto e contribuições concretas.

  • Informações como foto, idade e estado civil ainda devem constar no currículo?

A legislação trabalhista brasileira proíbe a discriminação por idade ou estado civil, pois não refletem a real capacidade, qualificação e potencial de um candidato, portanto, a orientação é não incluir esses dados no documento. O currículo deve focar nas competências e experiências profissionais.

  • Quem está mudando de área ou retornando ao mercado após um período afastado, como informar isso no currículo?

Nesses casos, é importante elaborar um currículo estratégico, destacando competências transferíveis, cursos de atualização e experiências que possam agregar valor à nova área de atuação. No caso de quem esteve afastado, é válido mencionar brevemente o motivo no resumo profissional e evidenciar as qualificações desenvolvidas nesse período, como participação em cursos, voluntariado ou projetos pessoais que demonstrem proatividade.

  • Como responder a perguntas sobre pretensão salarial sem se prejudicar na negociação?

Uma abordagem adequada é demonstrar flexibilidade, destacando que o mais importante é a oportunidade de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa. Caso seja necessário indicar um valor, recomenda-se apresentar uma faixa salarial compatível com o mercado e com a experiência profissional, ressaltando sempre a disposição para negociação.

  • Quais habilidades ou competências estão sendo mais valorizadas pelos recrutadores atualmente?

Destacam-se habilidades comportamentais, como comunicação assertiva, trabalho em equipe, resolução de problemas e inteligência emocional. Do ponto de vista técnico, competências ligadas à inovação, análise de dados e domínio de ferramentas digitais são cada vez mais requisitadas.

Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Pouso Alegre

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos.

Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos.

Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

O Senac em Pouso Alegre é referência em ensino e qualificação profissional e possui amplo portfólio de cursos ágeis, técnicos, workshops e palestras, com opções nas áreas de Beleza, Comércio, Comunicação, Informática, Turismo, Gestão, Moda e Saúde. A unidade oferece, também, turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial, pós-graduação (MBA) e atua também como polo de Educação a Distância (EAD).

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.

Mais Lidas