Notícia

Exposição de quebra-cabeças mostra como montar peças ajuda a saúde mental

Exposição com entrada gratuita é na Casa do Artesanato, no Centro de Pouso Alegre. São 13 quebra-cabeças, sendo muitos de 1,5 mil peças.

Nayara Andery / 01 outubro 2025



Milhares de peças de quebra-cabeça fazem parte de uma exposição inusitada e curiosa, com foco na saúde mental, em Pouso Alegre. A exposição de quebra-cabeças da artista Christina Paciulli, tem entrada gratuita. O evento é na Casa do Artesanato e vai até 4 de outubro.

A exposição reúne 13 quebra-cabeças montados. O público também se diverte ao montar um dos exemplares. Entre os expostos montados, estão muitos com cerca de 1,5 mil peças cada, com cenários, paisagens, locais, cenas e pessoas.

Um deles é uma casa em 3D, bem diferente dos tradicionais quebra-cabeças planos. Tem até o primeiro quebra-cabeça de Christina, feito peça por peça, pelo próprio tio dela. Isso que despertou a paixão dela por esse hobby.

A enfermeira e professora de um curso técnico de enfermagem, Jaqueline, levou os alunos para o evento para verem na prática como esse hobby ajuda na saúde mental. Segundo ela, entre os problemas mais recorrentes na saúde mental atualmente estão casos de ansiedade e depressão.

Entre os visitantes da exposição está o socorrista e estudante de técnico de enfermagem, Wesley Almeida. Ele diz que as cenas e montagem do quebra-cabeça fazem bem para a mente e bem-estar, o que pode ajudar as pessoas na saúde mental.

o que pode ser uma brincadeira para as crianças é um hobby para pessoas de todas as idades e também colecionismo. A colecionadora Christina destaca que a paixão por esse hobby é compartilhada e tem muitos adeptos.

“Tem muitos grupos onde a gente troca, vende, compra. E tem pessoas que emolduram como quadros.”

Mais Lidas