Prefeitura faz alerta após mais de 6 mil pacientes faltarem à consultas em 2025

Segundo o Executivo, entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 34.199 comparecimentos às consultas, mas 6.694 pacientes não compareceram

Iago Almeida / 30 setembro 2025
Secretaria de Saúde de pouso alegre - Foto Iago Almeida

Secretaria de Saúde de Pouso Alegre. Foto Iago Almeida.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre/MG fez um alerta para um dado preocupante na Saúde. Segundo o Executivo, entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 34.199 comparecimentos às consultas, mas 6.694 pacientes não compareceram.

Isso significa, segundo os dados da administração pública, que aproximadamente 16,4% das pessoas agendadas faltaram aos atendimentos. As ausências aconteceram em diversas especialidades, como psicologia, obstetrícia, ginecologia, pediatria, clínica geral, nutrição, fisioterapia, odontologia e enfermagem.

Ainda segundo a Prefeitura, cada falta representa uma vaga desperdiçada, filas mais longas e demora no atendimento para quem realmente precisa e deseja ser atendido. Além disso, gera custos para o município, uma vez que os profissionais são remunerados mesmo sem a realização da consulta.

“Comparecer no dia e horário marcado é um compromisso não apenas com a própria saúde, mas também um gesto de respeito ao próximo. Se o paciente não puder ir, é fundamental avisar com antecedência para que outra pessoa seja chamada”, citou a Prefeitura.

A administração destacou que a ausência não comunicada impede que o sistema de agendamento chame outro paciente da lista de espera, prejudicando centenas de pessoas. Por isso, a Prefeitura orientou que “se não puder comparecer, avise o quanto antes na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e mantenha seus dados atualizados no sistema da Secretaria de Saúde”. 

Como atualizar seus dados

O paciente pode atualizar telefone, endereço e outros contatos na Unidade Básica de Saúde do bairro em que ele é atendido. Segundo a Prefeitura, com dados corretos, a equipe consegue entrar em contato rapidamente para reagendar ou chamar outra pessoa, garantindo que ninguém perca o atendimento.

“A Prefeitura reforça que a colaboração de cada cidadão é essencial para que o sistema de saúde funcione melhor, diminuindo as filas e oferecendo atendimento digno e de qualidade para todos”, encerrou o Executivo.

Mais Lidas