Especialistas mundiais de azeite participam de encontro em Maria da Fé
Evento reúne produtores da Serra da Mantiqueira e discute as oportunidades no mercado global de azeite.
Magson Gomes / 27 setembro 2025Evento reúne produtores da Serra da Mantiqueira e discute as oportunidades no mercado global de azeite.
Magson Gomes / 27 setembro 2025O azeite de oliva produzido no Brasil está entre os melhores do mundo. No entanto, a produção nacional ainda é muito pequena diante do tamanho do mercado local e mundial.
Para falar dessas oportunidades é que Maria da Fé, no Sul de Minas, recebe um encontro, neste sábado (27/9), que reúne produtores de oliveiras da Serra da Mantiqueira em Minas e São Paulo.
O evento tem a participação de duas das maiores autoridades mundiais em azeite. A espanhola Maria Juárez, chefe da Unidade de Economia do Conselho Oleícola Internacional (COI), e o tunisiano Abderraouf Laajimi, diretor executivo-adjunto do COI na Tunísia.
O presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, com sede do Rio Grande do Sul, Flávio Obino, também participa do encontro em Maria da Fé. Em entrevista ao Terra do Mandu, Obino afirma que o azeite brasileiro é premium e está entre os melhores do mundo. Veja no vídeo acima!
O Brasil é o segundo maior consumidor de azeito no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas a produção nacional é de apenas 1% desse consumo local. O objetivo é aumentar as áreas de cultivo de oliveiras e, consequentemente, aumentar a produção de azeite.
Ao mesmo tempo, mostrar ao consumidor brasileiro que “tem muito azeite de má qualidade nas prateleiras dias supermercados”, conta Flávio Obino. Veja mais no vídeo acima!
O presidente do Sindicomércio Vale do Sapucaí, Alexandre Magno, conta que a Fecomércio MG contribuiu para que o encontro com as autoridades internacionais no assunto fosse realizado em Maria da Fé. Oportunidade para debater as tendências e desafios e o fortalecimento da economia voltado para o setor.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu