Maria da Fé registra fraca geada e temperatura de 1,6ºC neste dia 11 de setembro
Mínima foi registrada por estação particular no Bairro Lage. Meteorologista do Inmet explica fenômeno em pleno mês de setembro; veja!
Iago Almeida / 11 setembro 2025Mínima foi registrada por estação particular no Bairro Lage. Meteorologista do Inmet explica fenômeno em pleno mês de setembro; veja!
Iago Almeida / 11 setembro 2025Leve geada cobriu folhas e campo em Maria da Fé / Foto: William Siqueira/WS Consultoria Climatológica
Mais um dia de geada foi registrado no Sul de Minas neste mês de setembro. Uma estação particular, ministrada pela WS Consultoria Climatológica, instalada na zona rural de Maria da Fé, registrou temperatura mínima de 1,6ºC nesta quinta-feira (11/9). Uma leve geada cobriu flores e campos no bairro Lage.
De acordo com William Siqueira, que registrou a imagem acima logo pela manhã, essa condição é típica da chamada geada de irradiação. “Ela ocorre em noites de céu limpo, com pouco ou nenhum vento, quando o solo e a vegetação perdem calor rapidamente para a atmosfera. Com isso, o ar próximo ao chão resfria intensamente, formando uma camada de ar frio que favorece a queda acentuada da temperatura e, consequentemente, a formação da geada”, explicou.
O Terra do Mandu conversou também com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes. Ela disse que a estação do Inmet na zona urbana de Maria da Fé registrou mínima de 5ºC na manhã desta quinta-feira e que pode ter sim ocorrido geada em pontos isolados.
“Tem uma massa de ar seco intensa atuando sobre parte da Região Centro-Oeste e Sudeste do país. Isto favorece para que as temperaturas se elevem muito ao longo dia e para que a umidade atinja níveis críticos à tarde. Como entre noite e madrugada o céu continua aberto e a umidade relativamente baixa, favorece para grande perda radiativa durante à noite (queda da temperatura) favorecendo a formação de geada em pontos isolados”, comentou Anete.
Outras cidades do Sul de Minas registraram baixas temperaturas, como Passa Quatro, que registrou -1,3ºC na Fazenda Gondarim; Delfim Moreira que registrou -0,7ºC no bairro Charco; e o Parque Nacional do Itatiaia (Entre Resende/RJ e Itamonte/MG), que registrou -6,9ºC. Anete diz que a umidade aumentará apenas no sábado na região.
“As condições para formação de geada, quando não há massa de ar frio atuando como agora, são umidade relativamente baixa, predomínio de céu claro (sem nuvens) e vento fraco. As condições não mudam muito para amanhã, mas sábado aumenta a umidade, devido ao transporte de umidade do oceano para o interior do continente”, explicou a meteorologista.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu