Agente penitenciário morto após acidente de moto em Pouso Alegre tem órgãos doados
Magson Gomes / 12 novembro 2018
Magson Gomes / 12 novembro 2018
Segundo família, esse era o desejo de David, que teve morte cerebral confirmada no último sábado. Os órgãos foram retirados neste domingo, no HCSL. O agente terá o corpo cremado, como era outro desejo dele.
Um acidente de moto tirou a vida do agente penitenciário David Eduardo Pinto, de 35 anos. Na última quarta-feira (07), David voltava para sua casa, no bairro Jardim Califórnia, após treinar na academia. Ele estava de férias. Faltando menos de 1 km para chegar em casa, na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, em frente a Unilever, um carro surgiu na frente do agente penitenciário que caiu, e na queda, o capacete se soltou. Ao bater com a cabeça no asfalto, David teve traumatismo craniano. O agente foi socorrido por uma equipe do Samu e levado para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Três dias depois, teve a morte cerebral confirmada.
David já tinha se manifestado que, ao morrer, queria que seus órgãos fossem doados. A família repassou a informação à Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do HCSL e a captação foi providenciada.
Neste domingo (11), uma equipe de Belo Horizonte, coordenada pelo MG Transplantes, veio de avião até Pouso Alegre para fazer a retirada de fígado, coração, rins e córneas do doador. O médico urologista do HCSL, Ricardo Vinícius Carvalho Teixeira, também participou do procedimento. Os órgãos do agente penitenciário foram levados para as cidades de Belo Horizonte e Passos.
“A fila de espera para receber um órgão doado aumenta cada dia mais. Felizmente estamos encontrando famílias conscientes que fazem essa doação em prol de outras pessoas. Como a gente sempre diz onde quase ninguém vê esperança, o doador de órgãos enxerga vida”, conta a enfermeira da CIHDOTT, Alessandra Motta.
Outro desejo de David
Alexandre Gomes, amigo de David Eduardo, conta que outro desejo do agente penitenciário era ter o corpo cremado. Após o velório, o corpo de David foi encaminhado até Varginha para ser cremado.
Seja um doador de órgãos
A equipe da CIHDOTT do Hospital Samuel Libânio é formada por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que são os responsáveis pela abordagem das famílias de possíveis doadores e pela captação dos órgãos. No HCSL é feita a captação e o transplante de córneas e rins. Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de ser doadora, independente da faixa etária. É necessário apenas comunicar os familiares mais próximos, pois é a família que autoriza os procedimentos. Mais informações pelo telefone 3429-3284.
Pesquisas indicam que mais da metade da população não conhece o procedimento para que a doação seja efetivada. Enquanto isso, cerca de 40 mil pessoas estão cadastradas na lista nacional esperando por transplantes.
[metaslider id=”4967″]
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu