Festa de Conceição dos Ouros tem Cozinha Show e receitas exclusivas que valorizam o polvilho

Festa também oferece barracas com quitandas regionais, como pães de queijo, sequilhos, biscoitos e bolos, e atrações culturais, como show de Pedro Sampaio.

Iago Almeida / 08 agosto 2025



Foto: Sebrae

Esta sexta-feira (8/8) marca o início das atrações culturais e shows da Festa de Conceição dos Ouros, no Sul de Minas. Haverá Cozinha Show e receitas exclusivas criadas com consultoria do Sebrae Minas, que valorizam o polvilho e a cultura local.

Com programação marcada entre os dias  8 e 10 de agosto, a tradicional Festa do Polvilho, além das atrações gastronômicas, também oferece barracas com quitandas regionais, como pães de queijo, sequilhos, biscoitos e bolos, e atrações culturais. O evento ocorrerá na Praça de Eventos Guilhermina Fonseca de Carvalho.

Reconhecida como a Capital Nacional do Polvilho, Conceição dos Ouros é a maior produtora brasileira de polvilho azedo artesanal, feita com fermentação natural e indústria ao sol – uma tradição iniciada no município no começo do século 20. A Festa do Polvilho surgiu para valorizar toda essa atividade, que representa parte significativa da economia local, e reúne milhares de visitantes os anos, durante o aniversário da cidade.

Foto: Sebrae

“Conceição dos Ouros carrega uma herança cultural ligada ao polvilho que ultrapassa gerações. Por meio da gastronomia, é possível transformar essa tradição em oportunidade para os pequenos negócios locais. Nosso papel é apoiar esses empreendedores, fortalecendo a economia da cidade com base em sua identidade”, afirma Myrian Sousa, analista do Sebrae Minas.

Confira a programação:

8 de agosto

  • 22h30: Coroação da Rainha do Polvilho 2025
  • 23h: Grupo de dança Bond do Baret
  • 23h30: Show com Pedro Sampaio
  • 01h: Show com Os Karecas

09 de agosto

  • 15h: Cozinha Show – aula de gastronomia com o SEBRAE
  • 23h: Show com Antony & Gabriel
  • 01h: Show com Filipe Garrido

10 de agosto

  • 12h: Feira de Artesanato
  • 13h30: Apresentação de Capoeira
  • 16h: Show com Samba Brazucas
  • 18h: Apresentação do grupo de dança DNC

Na edição deste ano, alguns pratos oferecidos pelos restaurantes participantes foram desenvolvidos especialmente para o festival, com apoio do Sebrae Minas, por meio do programa  Prepara Gastronomia. Durante o processo, donos de pequenos negócios do setor de alimentação foram do lar passaram por consultorias práticas, voltadas à criação de receitas originais com o polvilho como base principal, alinhando tradição e inovação culinária.

Conduzida pelos chefes Fagner Albergaria Rodrigues e Caroline Mesquita Lima, o programa de cozinha, marcado para 9 de agosto, às 15h, também é uma iniciativa do Sebrae Minas. Quem passar pelo local poderá acompanhar ao vivo, o preparo de um prato típico mineiro, que utiliza o polvilho como protagonista: o creme de mandioca, costela prensada e crocante de polvilho.

“A receita é uma versão moderna da tradicional costela com mandioca, sendo uma musseline de mandioca, com cubos de costela cozida, prensada e finalizada na frigideira com manteiga, coberta por um crocante de polvilho com queijo”, descreve o chefe Fagner.

Prepara Gastronomia

O programa  Prepara Gastronomia  é uma iniciativa estratégica voltada para fortalecer os pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar no estado. Por meio de consultorias personalizadas, cursos, workshops e eventos como o “Prepara Gastronomia: Inovação e Negócios”, o programa busca aprimorar a gestão de empreendimentos, introduzir inovações tecnológicas e valorizar as identidades gastronômicas regionais.

O programa também contribui para o desenvolvimento do turismo gastronômico em Minas Gerais, estimulando a realização de festivais e eventos que destaquem a diversidade culinária local. Até o final de 2024, o Prepara Gastronomia beneficiou mais de 3 mil empreendedores em 117 cidades mineiras, superando a meta inicial de atender 4 mil negócios em 150 municípios. Além disso, o programa gerou mais de R$ 9 milhões em negócios e contribuiu para a criação de aproximadamente 500 novos pratos, evidenciando seu impacto positivo na economia local.

Mais Lidas