Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um aluno agredindo um professor de 68 anos dentro de uma escola em Camanducaia, no Sul de Minas. As agressões aconteceram no último dia 5 de agosto, na Escola Estadual Virginia Marcondes Escobar.
No vídeo, o aluno aparece nervoso e gritando com o professor, proferindo palavras de baixo calão, dentro da sala de aula. A agressão foi filmada por outros alunos que estavam na sala. O adolescente peita o professor de geografia, o empurra e o ameaça. Outros alunos tentam segurar o adolescente, mas também são empurrados pelo menino.
O motivo das agressões não foi divulgado. No início do vídeo é possível ver o aluno arremessado um calçado e atingindo o braço do professor que, ao advertir o adolescente, começou a ser ofendido e agredido. Do lado de fora da sala, o aluno chega a empurrar e derrubar o professor, antes de ser retirado por colegas de classe que assistiam a cena.
O vídeo chegou a ser publicado pelo vereador de Camanducaia, Rodrigo Messias Mota Paes (PL) em suas redes sociais e replicado centenas de vezes. Em um novo vídeo nesta quinta-feira (7/8), o vereador explicou que o pai do aluno entrou em contato com ele e pediu que ele apagasse o vídeo, pela repercussão negativa que foi gerada. Por isso, o vereador apagou o vídeo, mas que já tinha sido replicado.

Fotos: Reprodução
Secretaria de Educação faz BO e aciona Conselho Tutelar
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que a direção da escola adotou todas as medidas cabíveis e, conforme o regimento escolar, o caso foi registrado em ata, a família do estudante foi acionada para reunião e o aluno foi temporariamente afastado das atividades.
A nota diz ainda que um boletim de ocorrências será registrado e o caso encaminhado ao Conselho Tutelar do município, para os devidos encaminhamentos legais. A SEE disse ainda que está prestando todo o apoio e acolhimento ao professor envolvido.
Profissionais do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, como psicólogo e assistente social, irão visitar a escola para propor um plano de ação voltado à mediação de conflitos e à prevenção da violência no ambiente escolar.
“A SEE/MG, por meio da SRE Pouso Alegre, está prestando apoio e acolhimento ao professor envolvido, reforçando seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os profissionais da educação. Como parte de sua política permanente de promoção da cultura de paz nas escolas, a SEE/MG desenvolve, ao longo de todo o ano letivo, ações dos programas Convivência Democrática, Projeto Socioemocional e do próprio NAE. Essas ações envolvem palestras, rodas de conversa, oficinas, escutas qualificadas e mediações, com o objetivo de fortalecer o respeito às diferenças e promover o convívio saudável no ambiente escolar”, cita a nota.
Prefeito publica nota de repúdio
O prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira, conhecido como Rodrigão (MDB), publicou uma nota de repúdio dizendo que o comportamento do aluno é inaceitável. Ele citou que o que aconteceu não reflete os valores da cidade e nem o trabalho de tantos profissionais dedicados. Veja:

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.