Bombeiros retomam buscas por menino sugado por tubulação; criança é João Miguel
Menino de 7 anos desapareceu após entrar em córrego durante enxurrada. Buscas reiniciadas à meia-noite seguem de forma ininterrupta.
Nayara Andery / 16 janeiro 2026Menino de 7 anos desapareceu após entrar em córrego durante enxurrada. Buscas reiniciadas à meia-noite seguem de forma ininterrupta.
Nayara Andery / 16 janeiro 2026
Bombeiros voltam a percorrer rede pluvial em busca de menino sugado por manilha ao brincar em córrego. Imagem Magson Gomes.
Bombeiros seguem nesta sexta-feira (17/1) com o trabalho de busca pelo menino, de 7 anos, sugado pela tubulação quando brincava em um córrego durante temporal, em Pouso Alegre. A procura foi pausada por volta de 20h e reiniciada após a meia-noite desta sexta-feira (16/1), de forma ininterrupta.
A família conversou com o Terra do Mandu e está muito abalada. O menino que esboça um sorriso tímido na foto é João Miguel, de 7 anos, caçula de três irmãos. Ele tem uma irmã adolescente e um irmão de 9 anos.

João Miguel, de 7 anos, está desaparecido após ser sugada por manilha, em Pouso Alegre. Imagem cedida pela família ao Terra do Mandu.
Até por volta de 15h ele não foi encontrado. João Miguel brincava no córrego que corta o terreno da Mina João Paulo, no bairro João Paulo II. Eram cerca de 14h40 desta quinta-feira (15/1).
João Miguel estava com o irmão e um amigo de 10 anos. Ele e o amigo brincavam no córrego. O irmão pediu para os dois saírem da água. Um temporal fez o córrego transbordar.
Eles foram puxados pela correnteza. Em instantes João Miguel foi sugado pela tubulação. Imagens mostram o desespero das crianças. O amigo que ficou preso no córrego grita por socorro. O irmão que estava do lado de fora sai em busca de ajuda.
Um vizinho ouviu os gritos e viu o desespero das crianças por meio de uma câmera de segurança. Ele ajudou a salvar o garoto que ficou preso no córrego, após o outro ser sugado pela manilha.
Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar foram acionados em seguida ao desaparecimento. A busca começou com as equipes dos bombeiros abrindo tampas e grades de bueiros e rede pluvial, para avaliar os trechos próximos do córrego, à procura de João Miguel.
O trabalho tem apoio da Polícia Militar e do Gabinete de Crise, montado pela prefeitura. Esse gabinete inclui ação conjunta da Defesa Civil, setores de trânsito, saúde e assistência social. O serviço social é para as crianças e famílias atingidas. O trabalho auxiliou nas buscas pelo menino desaparecido que seguiram até à noite.
As buscas realizadas pelos bombeiros foram retomadas no início da madrugada, devido à redução da chuva e consequentemente, do nível de água. Uma guarnição foi novamente em campo para fazer buscas a pé em pontos de interesses e avaliar pontos em que houve diminuição do nível de água.

Equipes dos bombeiros se dividem em diferentes pontos de buscas nas galerias pluviais. Imagem Wyrattan Andrade.
São três equipes da corporação, em diferentes pontos. Duas equipes estão nas galerias pluviais, e percorrem cerca de 2,5 km de tubulação.
As buscas embarcadas, com a terceira equipe, começaram por volta de 6h. Os bombeiros percorrem o Rio Mandu, na região a partir do ponto de escoamento da galeria pluvial.
Bombeiros encerram 1º dia de buscas por menino sugado em tubulação de água
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu