Bombeiros retomam buscas por menino desaparecido após ser sugado por tubulação

Menino de 7 anos desapareceu após entrar em córrego durante enxurrada. Buscas reiniciadas à meia-noite seguem de forma ininterrupta.

Nayara Andery / 16 janeiro 2026

Bombeiros voltam a percorrer rede pluvial em busca de menino sugado por manilha ao brincar em córrego. Imagem Magson Gomes.

Bombeiros retomaram as buscas pelo menino, de 7 anos, sugado pela tubulação quando brincava em um córrego durante temporal, em Pouso Alegre. A procura foi pausada por volta de 20h e reiniciada após a meia-noite desta sexta-feira (16/1), de forma ininterrupta.

Até o momento o menino não foi localizado. O menino nadava no córrego que corta o terreno da Mina João Paulo, no bairro João Paulo II. Eram cerca de 14h40 desta quinta-feira (15/1).

O Terra do Mandu acompanhou as buscas no local e obteve imagens de câmeras de segurança e relatos. Os três meninos que estavam juntos são o que está desaparecido, o irmão, de 9 anos e um amigo, de 10 anos.

Durante a tarde um temporal fez o córrego transbordou. Dois meninos estavam no córrego, quando o de 7 anos é puxado pela tubulação.

O mais velho não consegue sair da água e grita pedindo socorro. O terceiro menino está do lado de fora e tenta pedir ajuda. Um vizinho viu o desespero das crianças, por meio de uma câmera de segurança.

Ele ajudou a salvar o garoto que ficou preso no córrego, após o outro ser sugado pela manilha. Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar foram para o local.

A prefeitura montou um Gabinete de Crise com apoio da rede de segurança, saúde e assistência social para as crianças e famílias atingidas. O trabalho auxiliou nas buscas pelo menino desaparecido que seguiram até à noite.

O trabalho dos bombeiros foi retomado no início da madrugada, devido à redução da chuva e consequentemente, do nível de água. Uma guarnição foi novamente em campo para fazer buscas a pé em pontos de interesses e avaliar pontos em que houve diminuição do nível de água.

Equipes dos bombeiros se dividem em diferentes pontos de buscas nas galerias pluviais. Imagem Wyrattan Andrade.

O menino ainda não foi localizado até o início da manhã desta sexta-feira. As buscas seguem em andamento, nesta manhã, com três equipes em diferentes pontos.

Nas galerias pluviais, são duas equipes. Uma percorre a subida da rede e a outra, a descida, de cerca de 2,5 km de tubulação. Os militares refazem as buscas na rede pluvial. Até 9h20 faltavam apenas dois pontos para completar novamente toda a rede.

As buscas embarcadas, com a terceira equipe, começaram por volta de 6h. Os bombeiros percorrem o Rio Mandu, na região a partir do ponto de escoamento da galeria pluvial.

Confira as reportagens do Terra do Mandu sobre esse caso

Bombeiros encerram 1º dia de buscas por menino sugado em tubulação de água

 

Mais Lidas