Rua interditada após desmoronamento é reaberta em Pouso Alegre

Prefeitura fez contenção do talude que desabou há um mês, na Rua Alferes Augusto Gomes de Medela. Via ganhou nova pavimentação.

Nayara Andery / 10 dezembro 2025

Rua Alferes Augusto Gomes de Medela é reaberta após obra em desmoronamento. Imagem Prefeitura.

A prefeitura reabriu a Rua Alferes Augusto Gomes de Medela que teve desmoronamento do talude e parte da rua há um mês, no bairro São João. O trecho estava interditado. A obra foi concluída na última semana e o tráfego está liberado.

A via é uma continuação da Rua Silviano Brandão, que vem do Centro, corta o bairro São João e liga à MG-290. Ela recebe um fluxo alto de veículos diariamente.

O trecho do talude tinha sido interditado a primeira vez em 4 de fevereiro, quando a margem do córrego desabou. Ele foi liberado posteriormente. O novo desabamento levou parte da rua, no início de novembro. O local fica em área do Exército.

A prefeitura fez a obra de contenção do talude e recomposição do asfalto. Segundo a informação, “para estabilizar a erosão, foi feito um muro de gabião”. Esse tipo de estrutura feita com ferragens e pedra tem como objetivo segurar a terra e evitar novos desmoronamentos.

A pintura da sinalização foi realizada entre 3 e 4 de novembro, quando a via ficou parcialmente interditada. O trecho está totalmente sinalizado e conta com radar de 40 km/h.

A área faz divisa com terreno do Exército. Na data do último desmoronamento, a prefeitura ressaltou que pediu autorização do Exército e de órgãos ambientais para executar a obra. De acordo com o Poder Executivo, ainda será feita a recomposição da grade do alambrado e a calçada.

Desabamento de talude atingiu rua e interdita acesso à MG-290 pelo São João

Mais Lidas