Polícia

Polícia Civil desarticula centro de distribuição de cocaína em Cambuí

Um dos presos transportava cocaína pura e insumos em um veículo adaptado com cofre oculto e hermético, acionado por comandos elétricos

Iago Almeida / 10 dezembro 2025

Foto: PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu dois homens, de 39 e 64 anos, por suspeita de envolvimento direto com o tráfico interestadual de drogas. Eles foram detidos durante uma operação realizada na madrugada de terça-feira (9/12), em um sítio na zona rural de Cambuí, no Sul do estado.

As investigações identificaram que um dos investigados, que morava na cidade de Guariba-SP, realizava o transporte de cocaína em estado puro, além de insumos químicos utilizados na preparação da droga, em um carro.

O veículo era adaptado com compartimento oculto, que funcionava como cofre hermético e automático, com abertura ativada por comandos elétricos escondidos. A estrutura foi localizada com o auxílio do cão farejador Iron.

No local da ação, os policiais encontraram duas máquinas industriais automatizadas, utilizadas para o fracionamento e a embalagem da droga em alta velocidade, capazes de produzir milhares de porções para revenda.

Polícia Civil desarticula centro de distribuição de cocaína em Cambuí

Foto: PCMG

A cocaína era distribuída para diversos pontos da região, segundo a polícia, a pequenos traficantes. Os envolvidos tinham conhecimento técnico em elétrica e mecânica.

Na área externa da residência, o cão farejador também indicou outro ponto suspeito, próximo a um galinheiro. No local, foram localizados dois tonéis enterrados, contendo porções de cocaína embaladas, insumos para mistura, além de uma barra prensada da substância.

Ao todo, foram apreendidas 2.931 porções fracionadas de cocaína e outros sete volumes contendo substâncias químicas ainda em análise. O Instituto de Criminalística da Polícia Civil acompanhou os trabalhos, com a perícia técnica realizada no local.

Foto: PCMG

Os exames preliminares confirmaram a presença de cocaína nos materiais recolhidos, inclusive em partes internas das máquinas apreendidas. Os investigados foram encaminhados ao hospital local para realização do auto de corpo de delito e, em seguida, conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Cambuí.

Na delegacia foi formalizada a prisão em flagrante de ambos. Os dois foram depois transferidos ao Presídio de Pouso Alegre, onde permanecem à disposição da Justiça.

Mais Lidas