Carnaval chegando, é hora de imunizar contra febre amarela a tempo de curtir a folia em Minas, o alerta é da SES

Terra do Mandu / 31 janeiro 2018

A vacina contra a febre amarela começa a fazer efeito 10 dias depois de sua aplicação. Ou seja, quem for viajar no Carnaval para áreas de risco está no limite de tempo para tomar a vacina, caso não tenha sido imunizado ainda. O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais já que o vírus silvestre da doença está em circulação pelo estado.

“Além disso, Minas Gerais é área de recomendação de vacinação e, por isso, as pessoas que viajam para o Estado devem estar imunizadas”, destaca Rodrigo Said, Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Confirmada 1ª morte por febre amarela na regional de Pouso Alegre, outras 3 mortes são investigadas

O subsecretário também lembra que a doença pode acometer e ser letal mesmo a quem tiver tomado a vacina (com menos de 10 dias de antecedência) e tiver contato com o vírus, antes dos 10 dias necessários para a vacina agir. Por isso, deixar para receber a dose somente quando chegar ao destino da viagem é um comportamento arriscado, tendo em vista o tempo necessário para que a vacina gere seus efeitos de proteção.

Aglomeração de pessoas em blocos de carnaval não aumento risco de contrair a doença

Vale destacar, porém, que o risco de contrair febre amarela não aumenta em ambientes lotados de pessoas, como é o caso das festas de Carnaval e blocos de rua. Isso porque a febre amarela não é uma doença contagiosa, ou seja, não se transmite de pessoa a pessoa; somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da doença. “O risco de contrair febre amarela existe onde há circulação viral, independentemente do número de pessoas. Minas Gerais é um Estado onde há circulação viral. Por isso, a melhor forma de se prevenir é mesmo se vacinar”, reforça Said.

Os casos de febre amarela registrados em Minas são os da sua forma silvestre, ou seja, aquela transmitida pelos mosquitos encontrados no ambiente silvestre, dos gêneros Haemagogus e Sabethes. O último caso de febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, foi registrado no Brasil em 1942. Assim, os cuidados devem ser redobrados para os viajantes que se deslocarem para zonas rurais e áreas de mata.

Já são 37 mortes em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou nesta terça-feira (30) novo boletim epidemiológico com os números da febre amarela em Minas. Da semana passada para cá subiu de 25 para 36 o número de motes confirmadas. Teve ainda o caso confirmado de um paciente de Conceição dos Ouros que saiu quando o boletim já tinha sido divulgado, indo para 37 mortes pela doença.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas