Futuros soldados da PM participam de treinamento puxado em Pouso Alegre

Terra do Mandu / 30 janeiro 2018

Alunos ficaram 23 horas em atividades com oficinas práticas e técnicas.

Antes de sair para as ruas para o policiamento preventivo e ostensivo, os alunos do Curso de Formação de Soldados – CFSD – 2017/2018 da 234ª Companhia de Ensino e Treinamento da Polícia Militar, com sede em Pouso Alegre, Sul de Minas, tiveram que enfrentar atividades pesadas. Os 80 alunos foram submetidos a atividades em campo aberto que testam suas habilidades de ação e reação. Foram 23 horas ininterruptas com oficinas técnicas e atividades práticas.

Segundo a assessoria de comunicação da PM, a Atividade de Campo Programada, conhecida como Jornada, é prevista na matriz curricular do curso para capacitar e testar as habilidades mentais e físicas dos futuros Policiais Militares. Os alunos foram divididos em quatro pelotões.

O treinamento foi realizado no CIPA – Centro de Instrução de Pouso Alegre, com a parceria do 14º Grupo de Artilharia de Campanha, do Exército Brasileiro. Além da marcha inicial de 12 km, os alunos do CFSD passaram por cinco estandes de treinamento que testaram habilidades visual e auditiva; força e inteligência.

Alunos de curso de soldado em treinamento (Foto: divulgação)

Entre essas atividades teve a de Operações de Controle de Distúrbios, que se refere ao treinamento especializado da Tropa de Choque; Cordas, na qual os alunos transpõem vários obstáculos como altura e água; e Pista de Aplicação Militar, nesta os militares avançam por terrenos com diversos obstáculos, além de progredirem sob situação de pressão.

O Comandante da Companhia de Ensino e Treinamento, 1º Tenente PM Juliano Ricardo da Costa, enfatizou o preparo físico e acadêmico dos alunos que cumpriram todas as atividades de forma satisfatória.

A 234ª Companhia de Ensino e Treinamento pertence à 17ª Região da Polícia Militar. O Chefe do Estado Maior, Tenente-Coronel PM Eyder de Souza Lambert, que representou o Comandante da Região, Coronel PM Cássio Antônio Fernandes, destacou os resultados positivos alcançados dos discentes que participaram da atividade, além de reforçar a importância do treinamento intensivo para formação dos futuros militares.

“É com satisfação que acompanho os resultados desta Atividade e tenho a segurança de que teremos profissionais de Segurança Pública extremamente preparados mental e fisicamente para garantir a excelência na prestação de serviço à comunidade”, ressalta o Tenente-Coronel Lambert.

Chefe do Estado Maior, Ten-Cel Eyder de Souza Lambert fala com os alunos ao final das atividades (Foto: divulgação)

Curso de soldado termina em abril

O curso de formação de soldados teve início em setembro, termina em abril, após mil horas/aula. As próximas etapas ainda prevêem aulas, provas finais e o estágio operacional, para assim, serem promovidos a Soldados de 1ª Classe e ocuparem suas colocações nas diversas unidades da 17ª RPM, que é responsável pela guarnição de 72 municípios no Sul de Minas.

Mais Lidas