Postos de saúde de Pouso Alegre abrem neste sábado para vacina contra febre amarela

Magson Gomes / 26 janeiro 2018

Com a meta de alcançar 95% da população vacinada contra a febre amarela, alguns postos de saúde de Pouso Alegre vão abrir neste sábado (27). No ano passado foram aplicadas 20.765 doses da vacina no município.

Cinco unidades de saúde vão disponibilizar a vacina das 08h às 16h. O público-alvo são desde crianças com mais de 9 meses de vida até adultos de 59 anos. Veja abaixo os postos que estarão abertos.

A vacinação para a população acima de 60 anos requer avaliação médica, devendo ser observadas a presença de alguma doença que baixa a imunidade. Quem não tomar a vacina deve tomar outras precauções como utilizar roupas compridas, repelentes, colocar telas nas janelas e evitar áreas com mata.

Aumenta procura pela vacina contra febre amarela em Pouso Alegre

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não existe casos suspeitos de febre amarela no município, mas é preciso deixar as pessoas prevenidas. Uma das preocupações é com a proximidade com São Paulo, onde há um surto da doença e cidades de Minas Gerais que estão em situação de emergência.

Idoso de Poço Fundo morre de febre amarela, 8 casos na regional de Saúde de Pouso Alegre estão sob investigação

Em Minas Gerais já são 25 mortes em decorrência da febre amarela. desde julho do ano passado, quando teve início novo monitoramento. Neste período são 47 casos confirmados da doença e outros 99 sob investigação.

Essa semana, Secretaria Estadual de Saúde confirmou que um homem de 88 anos, que era morador de Poço Fundo, Sul de Minas, morreu após ser contaminado pelo vírus. A vítima esteve em Mairiporã, cidade de São Paulo, onde está com surto da doença.

Mortes suspeitas em Conceição dos Ouros

A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre investiga oito suspeitas de febre amarela. Dois desses casos evoluíram para morte. São dois homens de Conceição dos Ouros que vieram a óbito essa semana.

POSTOS QUE VÃO ABRIR NESTE SÁBADO EM POUSO ALEGRE

Unidade Materno Infantil – Rua João Sabino de Azevedo, 373 no bairro São Geraldo.

ESF “Sebastião Reis” – Rua Aureliano Coutinho Rezende, s/n no bairro Jardim São João.

ESF Jardim Brasil – Rua Quinze, 95 no bairro Jardim Brasil.

UBS Puericultura – Rua Adolfo Olinto, 480 no Centro.

UBS Colinas de Santa Bárbara – Rua Ieda Maria Machado, 95 no bairro Colinas de Santa Bárbara.

Quem for se vacinar deve levar um documento de identificação e o cartão de vacina que é um documento indispensável, pois é a única forma da pessoa provar que está vacinada.

Importante: A indicação do Ministério da Saúde é dose única para todas as pessoas, portanto quem já se vacinou não tem necessidade de revacinação.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos, como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo.

Mais Lidas