Febre Amarela mata presidente da Rede Minas

Terra do Mandu / 18 janeiro 2018

Com a morte do músico Flávio Henrique, sobe para 16 o número de vítimas da doença no estado nos últimos meses.

Morreu a manhã desta quinta-feira (18) em decorrência da febre amarela Flávio Henrique Alves de Oliveira. O músico era presidente da Empresa Mineira de Comunicação, a qual estão vinculadas a Rede Minas de TV e a Rádio Inconfidência. Flávio Henrique estava internado desde a semana passada no Hospital Mater Dei, na capital mineira.

16 mortes por Febre Amarela em Minas

Ontem, a Secretaria de Estado de Cultura havia divulgado um comunicado oficial sobre a internação do presidente da EMC. “A Secretaria de Estado de Cultura informa que Flávio Henrique Alves, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. A equipe médica que o assiste confirmou o quadro de febre amarela”, dizia parte do comunicado.

Com a morte de Flávio Henrique, sobe para 16 o número de mortes em decorrência da febre amarela em Minas Gerais e 22 casos confirmados; 59% deles no entorno da capital. O falecimento do músico deve constar nos próximos boletins da Secretaria de Estado de Saúde.

O período monitorado pela Secretaria é a partir de julho do ano passado. No período anterior, de julho de 2016 a julho de 2017, foram registrados 475 casos confirmados de Febre Amarela no estado de Minas Gerais, sendo que destes, 162 evoluíram para óbito.

Áreas de contaminação em Minas

Na maior parte dos casos confirmados, as vítimas contraíram a doença na região metropolitana de BH, como foi o caso do músico Flávio Henrique que não tinha tomado a vacina e teria sido infectado durante visita a um sítio na Grande BH, diz nota da prefeitura da capital.

Pouso Alegre intensifica campanha de vacinação

Apesar de não ter nenhum caso confirmado da região Sul de Minas, mas devido os casos no estado e da proximidade com o município de Mairiporã, (SP) onde há um surto da doença, a Secretaria Municipal de Pouso Alegre intensificou a vacinação contra Febre Amarela. O objetivo é alcançar a meta de vacinação que é de 95% da população de risco, informa nota da prefeitura.

Locais e horários para se vacinar

Em Pouso Alegre a vacina está disponível nos seguintes locais e horários: Das 8h ÀS 16h: – UBS Puericultura – Materno Infantil São Geraldo- Unidade Básica de Saúde São João – ESF Sebastião Reis (Bairro Jardim São João) – UBS Caic Árvore Grande  – ESF Jardim Brasil – UBS Colina Santa Bárbara – ESF Esplanada – UBS Fátima – ESF Yara *Unidades com horários diferenciados: – ESF Pão de Açúcar Segunda, terça e quinta-feira das 08h às 16h – ESF Cidade Jardim das 8h às 11h – ESF Algodão Quarta e Sexta-feira das 07h30 às 12h- ESF Cruz Alta Segunda, terça e quinta das 07:30 às 12hs – Pantano das 08h às 15:30h – Unimed das 13h30 às17h.

Quem precisa se vacinar?

Quem nunca tomou a vacina e tem mais de 9 meses de idade. Uma única dose é o suficiente para a pessoa estar protegida para o resto da vida.

A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%.

Quem for viajar para as áreas de risco devem se vacinar com, pelo menos, 10 dias de antecedência para dar tempo de a vacina fazer efeito.

Mais Lidas