VÍDEO: Com reforço policial, vereadores votam polêmica da retirada do ensino médio municipal

Magson Gomes / 06 dezembro 2017

A Polícia Militar montou uma operação na entrada da Câmara Municipal nesta terça-feira (05). De acordo com o capitão Maximiliano Soares, o trabalho era preventivo para evitar qualquer tipo de transtorno ou tumulto, mas garantindo o direito de manifestação. “Sabíamos que poderia haver uma aglomeração de manifestantes e, de alguma forma, isso poderia evoluir para situações de risco”, disse o capitão. Estudantes e pais foram revistados na entrada do prédio da câmara.

 

Lá dentro, os estudantes mostravam cartazes, faixas, panfletos explicando os motivos pelos quais queriam que o ensino médio continuasse nas escolas municipais CAIC do Árvore Grande, CIEM do Algodão e no CIEM de Fátima. Eles argumentavam que estavam indignados com a justificativa do executivo de que o fim das turmas do ensino médio é para gerar economia e aumentar as vagas no ensino infantil. Em carta, os estudantes explicavam que não são contra o ensino infantil, mas que daria para manter os dois, como feito nos últimos 23 anos.

Não adiantou

Os protestos dos estudantes não mudaram o voto de nove vereadores que foram contra o projeto de decreto legislativo que tentava sustar o ato do prefeito Rafael Simões (PSDB).

O autor do decreto legislativo, Vereador Dito Barbosa (PSDB), afirmava que a lei que criou o ensino médio municipal não poderia ser anulado por decreto do prefeito. O líder do prefeito na Câmara, vereador Rodrigo Modesto (PTB), afirmou que o prefeito poderia sim anular a lei por decreto para atender à exigência de ofertar vagas nas creches de educação infantil, que é a prerrogativa do município.

Vaias e choro

Com a derrota do projeto de decreto legislativo, continua valendo o decreto do prefeito de 31 de outubro que transfere as turmas, os 707 alunos, do ensino médio municipal para a rede estadual de educação.

Os estudantes presentes na sessão choraram e vaiaram os vereadores que votaram contra o projeto.

Mais Lidas