Gonçalves realiza 6º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça

Terra do Mandu / 26 outubro 2017

Festival começa nesta sexta e vai até o dia 05. Além de comes e bebes, tem música, exposições e visitas guiadas à zona rural.

A cidade de Gonçalves, no pé da Serra da Mantiqueira no Sul de Minas, já se tornou um dos lugares mais visitados pelos turistas em busca de sossego, da comida boa e da cultura mineira. E neste final de semana, você tem um motivo a mais para ir a Gonçalves. Começa nesta Sexta (27) a 6ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura da Roça. O evento vai até o domingo dia 05 de novembro, sendo realizado durante o feriado prolongado.

Com o tema “Na Mantiqueira tem…” o festival destaca a riqueza gastronômica e cultural da exuberante Serra da Mantiqueira. Tendas foram montadas no Centro da cidade. Cozinhas mineiras foram construídas. Quem chegar vai saborear a comida típica e a tradicional hospitalidade mineira, que aproxima as pessoas, cria laços e alimenta com afeto.

A cada edição, o conceito do evento destaca algum atributo local ou regional como estratégia de valorização da cultura gastronômica. Nesse ano, o tema “Na Mantiqueira tem…” não apenas busca alavancar profissionais, costumes e produtos característicos locais, como fomenta o intercâmbio de conhecimento.

Foto divulgação 2016.

“Cada participante irá interpretar e expressar do seu modo as influências da topografia montanhosa, o clima romântico e a riqueza do meio ambiente característico da serra”, explica Fernanda Kurebayashi, moradora e empresária de Gonçalves e membro do comitê-gestor do Festival.

Nesse sentido, os expositores são convidados a despertar a memória dos fazeres e ao mesmo tempo romper estereótipos e apresentar versões vegetarianas da culinária mineira. “Há a ideia de que a comida só é mineira quando tem carne e é pesada. Essa edição do evento, propusemos o desafio de aproximar versões leves e aproximar o segmento vegetariano e vegano, normalmente esquecido e tratado com uma certa impaciência”, completa.

Comer, beber e aprender

Em um ambiente descontraído e informal, 21 estandes de expositores locais transformam a Praça dos Sabores em uma grande festa, que aproxima, abraça e acolhe ao redor da mesa, enquanto oferta uma enorme variedade de pratos, petiscos, lanches, sobremesas, quitutes, bebidas e produtos que privilegiam e resgatam a culinária rural.

Entre um intervalo e outro da comilança, a Casa dos Saberes, Espaço Cultural do evento, oferece uma intensa programação de atividades, entre pagas e gratuitas, que permite a vivência de experiências e conhecimentos, através de oficinas, palestras, workshops, degustações, cozinha-show, contação de história, fotografia, turismo, música, jardinagem, tanto na área de gastronomia quanto cultural, incluindo visitas a produtores locais.

E se isso não for suficiente para descontrair, há ainda apresentações artísticas para todos os gostos. De manifestações culturais tipicamente brasileiras, como o maracatu, congada e os bucólicos e melodiosos desfiles de carro de boi aos shows musicais que contemplam a variedade de ritmos, da moda de viola e roda de viola (jamsession) ao MPB, sertanejo, voz e violão, forró e pop & rock.

Sobre Gonçalves

A cerca de 200 km da capital paulista e vizinha da badalada Campos do Jordão/SP (68 km), a encantadora Gonçalves está cravada na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais. Suas trilhas cercadas por natureza exuberante levam a cachoeiras cristalinas e picos que podem alcançar mais de 2.000 metros de altura. Verões suaves e invernos rigorosos (com fortes geadas) atraem diversos tipos de turismo, do ecológico ao aventureiro, do familiar ao romântico, que contam com uma infraestrutura de pousadas confortáveis e charmosas e diversas opções de bares e restaurantes, que oferecem desde o mais simples ao típico e contemporâneo.

 Serviço

O que: 6º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves

Quando: 27 a 29 de outubro e 02 a 05 de novembro de 2017

Onde: Clube Recreativo de Gonçalves – Rua Coronel João Vieira, 155 – Centro

 

Mais Lidas