Feira do Inatel exibe projetos tecnológicos para facilitar o dia a dia

Terra do Mandu / 26 outubro 2017

Tema da 36ª Fetin é sustentabilidade. Evento aberto ao público vai até esta sexta-feira (27).

Mais de 60 projetos inovadores estão em exposição na 36ª Feira Tecnológica do Inatel (Fetin) em Santa Rita do Sapucaí (MG). Os estudantes exibem projetos que facilitam a vida das pessoas no dia a dia tanto na área da saúde, segurança, serviço e curiosidades. Entre as novidades, tem o aparelho para os surdos perceberem os sons por outro sentido, que não seja a audição; tem a malha que substitui o gesso comum em fraturas; tem o controle para abrir sua casa sem precisar de chave. Saiba mais sobre alguns projetos no fim da matéria.

O tema para o desenvolvimento dos projetos expostos na Fetin, que vai até esta sexta-feira (27), é sustentabilidade: “Nosso mundo pode ser sustentável, e o seu? ”

Os standes de visitação estão espalhados pelo campus do instituto. A visitação aos projetos pode ser feita das 14h às 20h. As informações completas sobre a 36ª edição da Fetin e os projetos podem ser vistos em www.inatel.br/fetin.

Estudantes do ensino médio visitam projetos (Foto: Ascom Inatel)

Fetin Internacional

Pelo 5º ano, a Fetin contará com a participação de estudantes estrangeiros da Alemanha e Bolívia. Alunos das universidades Jade University, Universidad Privada Del Valle, Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM) e Escuela Militar de Ingenieria (EMI) apresentarão cerca de 20 trabalhos, mostrando suas inovações na área da feira destinada à troca de experiências acadêmicas e culturais.

Outras atividades

Além das apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a Fetin também tem atrações diferenciadas para os visitantes, em especial os estudantes do ensino médio que podem contar com visitas guiadas e atividades práticas no ESPAÇO MAKER, que envolvem as áreas de Robótica, Computação e Games.

Tem apresentações artísticas e culturais no espaço CONEXÃO CULTURAL, que acontecerá até as 22h no campus, com apresentações de bandas de funcionários e alunos do Instituto. Terá também o espaço de food truck e concursos de cosplay.

PROJETOS DA FETIN

SAÚDE

Feelings Saved:  A proposta é permitir que um portador de deficiência auditiva, parcial ou total, perceba os sons através de outro sentido que não seja a audição. O projeto consiste em captar os sons presentes no ambiente e convertê-los em um padrão que possa ser percebido pelo deficiente auditivo por meio de vibrações.

Gateway Drug: Dispositivo identificador de substâncias psicoativas através de amostras de saliva, permitindo o aumento da segurança no ambiente de trabalho.

Tell me –  O projeto facilita o acesso de deficientes visuais à e-mails, transforma o arquivo de texto em um arquivo de áudio (wav).

Sistema Auxiliar para Tratamento de Fraturas Ósseas: é uma malha de plástico, conhecido também como PLA, impresso em 3D que substituirá um gesso comum utilizado em clínicas e hospitais.

SEGURANÇA

Smart Bags-Automation Systems (SBAS):  O sistema de RFID realiza o cadastro e a separação das malas de acordo com os seus proprietários e destinos, fazendo o gerenciamento e controle por todo o percurso dentro e fora do aeroporto, tomando decisões corretas para que seja encaminhado ao seu destino sem que haja intervenções humanas. Com este projeto é possível reduzir os índices de furtos e extravios de malas.

SAFE KIDS:  Pulseira bluetooth usada por criança e responsável para monitoramento da distância.  O sistema será baseado em torno de quatro situações: · a pulseira do pai e do filho indica o LED verde para uma distância de 0 a 5 m; LED amarelo para uma distância de 5 a 10m; indica o LED vermelho para uma distância de 10 a 15m; a pulseira do pai e do filho indicam o LED vermelho para uma distância maior que 15m, com vibração em maior intensidade e a do filho acionará um sinal sonoro (buzzer).

Sensor a Base de Curvatura Óptica para Monitoramento de Estruturas: pode identificar quando uma ponte está com problemas na estrutura, por exemplo, com a medição da curva de fibra óptica presente.

SERVIÇO

Medidor de Combustível de Alta Precisão: o projeto consiste em medir com precisão a quantidade e a qualidade do combustível existente no tanque do automóvel usando vários sensores.

Safe Street – Um aplicativo android gratuito que busca, através de denúncias da população, resoluções de ocorrências policiais ou de gestão pública, diretamente com os órgãos responsáveis.

AID Click: Gerenciamento de necessidades e trabalho voluntário. As ONGs podem publicar no site ou no aplicativo suas necessidades, ou um pai de família desempregado pode notificar que seu filho está doente e precisando de um remédio, por exemplo, e qualquer pessoa que acessar o aplicativo ou o site consegue ver o os pedidos de ajuda para colaborar. Os alimentos que serão doados para as ONGs e instituições podem ser comprados e deixados nos supermercados da cidade, onde estes farão o serviço de entrega. Para medicamentos, teremos parceria com as farmácias. Se um colaborador tiver algo para doar, ele posta no site e aplicativo, assim quem se interessar pelo que está sendo doado pode entrar em contato.

CURIOSIDADES

One Key: O projeto visa possibilitar ao usuário abrir as portas de sua residência sem uso de chaves ou cartões magnéticos, apenas com um clique no aplicativo mobile instalado em seu celular, fazendo com que o tempo gasto para a  abertura da porta e a preocupação do usuário em perder a chave sejam anuladas.

Way Drone – Um sistema de automação de voos de drone, para que possam seguir uma rota especificada pelo usuário, totalmente automatizada, sem precisar do controle humano. Como exemplo, auxiliando na entrega de correspondências, documento, entre outros.

 

Mais Lidas