Pouso-alegrense vence Campeonato Mineiro e Desafio Sudeste de Parapente

Magson Gomes / 16 outubro 2017

A última etapa foi disputada no fim de semana em Cambuquira e teve mais de 70 inscritos de ES, MG, RJ e SP.

O pouso-alegrense Antônio Augusto Soares Braga, de 29 anos, é o mais novo campeão mineiro de parapente na categoria Sport. O título veio após três etapas disputadas no Pico do Gavião, em Andradas, na X-Mantiqueira, em São Lourenço e a última etapa realizada entre os dias 12 e 15 em Cambuquira. Ainda na derradeira etapa, Antônio venceu o Desafio do Sudeste dessa etapa. As disputas reuniram cerca de 70 competidores vindos dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O piloto Antônio Augusto é também consultor técnico em Segurança do Trabalho. Ele sempre gostou de praticar esportes radicais, mas o primeiro voo livre foi feito apenas em 2011, em Poços de caldas (MG) na companhia de um instrutor. Três anos depois, Antônio decidiu entrar para uma escola de voo livre. A partir daí, começou a competir.

“Eu sempre fui alucinado por altura, velocidade eu diria. Um viciado por adrenalina. E o voo livre me proporciona muita adrenalina. Agradeço muito a Deus por poder praticar o esporte que sou apaixonado. É uma sensação única, indescritível, uma sensação de liberdade e felicidade é preciso voar para entender o prazer que proporciona. É como se em voo eu fizesse parte da natureza”, afirma Antônio.

Antônio (de barba grande) recebe troféu junto com demais vencedores em outras categorias – Foto: arquivo pessoal.

Números do piloto Antônio Augusto

Ainda considerado um novato no esporte e participando das primeiras categorias, Antônio vem se destacando vencendo etapas de competições e ganhando títulos. Seu GPS já marca 255 voos realizados, com mais de 8,3 mil quilômetros de distância voada, com tempo total de 474 horas.

Recorde pessoal de distância percorrida: Decolando de Jaraguá (GO) e pousando em Nova Crixás (GO), total de 201.2 Km. Recorde pessoal de horas em voo: 06:10

Sem patrocínios

Como não tem patrocínio, o técnico em segurança do trabalho tem que se virar para bancar as próprias despesas com treinos e competições.

Títulos e etapas vencidos:

1º Lugar Categoria Sport – Campeonato Mineiro 2017;

1º Lugar Categoria Sport – Desafio Sudeste etapa Cambuquira MG 2017;

1º Lugar Categoria Sport – Campeonato Brasileiro de Parapente etapa Pico do Gavião;

1º Lugar Categoria Sport – Xcerrado Jaraguá GO 2017;

1º Lugar Categoria Sport – Campeonato Paulista etapa Pico do Gavião 2017;

3º Lugar Categoria Sport – Santa Rita Race 2016;

2º Lugar Categoria Sport – Xcerrado Jaraguá GO 2016;

3º Lugar Categoria Open – XC Santa Rita 2016;

1º Lugar Categoria Intermediaria – XC Santa Rita 2015;

Antônio em um de seus voos (Foto: arquivo pessoal)

Mais Lidas