Estudantes apresentam soluções tecnológicas criativas na 37ª feira da ETE, em Santa Rita do Sapucaí

Terra do Mandu / 05 outubro 2017

A cidade conhecida como Vale do Silício brasileiro é destaque no empreendedorismo tecnológico. A feira termina nesta sexta.

A cada dia a tecnologia está mais presente em qualquer tarefa das pessoas, seja em casa, no trabalho ou nas ruas. Mas alguém tem que criar essas facilidades para gente né? Em Santa Rita do Sapucaí (MG) o estímulo à criatividade tecnológica começa na sala de aula para os ainda adolescentes. A Escola Técnica de Eletrônica (ETE) é uma das pioneiras nesse trabalho, dando origem ao Vale da Eletrônica, hoje com a grande contribuição do Inatel.

E é na ETE que está sendo realizada mais uma edição da PROJETE, uma feira onde os estudantes apresentam as suas contribuições para facilitar a vida das pessoas, com o apoio da tecnologia. A feira está em sua 37ª edição e termina nesta sexta-feira (06), nas dependências da escola. Em 2017, o foco é a sustentabilidade. Os alunos foram estimulados a trabalhar fontes de energia limpa em seus projetos.

 Projetos em destaque

Na edição de 2017 da PROJETE, os alunos dos cursos de Automação, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos apresentam 130 projetos voltados para soluções em agrotecnologia, tecnologia assistiva, utilidades, sustentabilidade, energia, entretenimento, segurança, app e educação.

Entre os projetos tem uma Cozinha Inteligente, uma Fazenda Automática ou o Sistema de Detecção de Vazamentos. Há ainda a concepção de um Hospital Tecnológico e trabalhos como o BuSTech e o Blue Robô interativo para crianças com autismo.

As criações dos estudantes não param por aí. Na feira estão presentes o Estimulador de Circulação Sanguínea, Ecotênis, Lixeira eletrônica, Sistema de Energia Verde, Irrigação baseada na umidade do solo, Cidade Renovável, Energia Maré-Solar e Catraca Sustentável. E esses são apenas alguns destaques.

A feira, realizada desde 1981, é o ponto alto do ano letivo da instituição para os cursos técnicos e ensino médio em período integral.

Nos dois dias de evento, os alunos apresentam seus trabalhos para empresários, instituições de incentivo à ciência, tecnologia e educação, para a comunidade e seus familiares. As pesquisas e protótipos exibidos ali podem ser o embrião de uma nova empresa de base tecnológica do Vale da Eletrônica e de outras regiões do país.

Mas estar na vanguarda da inovação desde muito cedo, exige empenho, dedicação e visão empreendedora. Como explica o coordenador da PROJETE, o professor Fábio Teixeira: “Cada equipe desenvolve e apresenta um protótipo como se fosse um produto a ser lançado no mercado. Para isso, é preciso realizar uma série de pesquisas e aplicar os conhecimentos compartilhados nas aulas e da vivência de cada um. Essa integração de experiências é de grande importância na aprendizagem do aluno, não só tecnicamente, mas para sua formação integral”.

Serviço: PROJETE, Feira de Projetos Tecnológicos da Escola Técnica Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC)

Onde: ETE FMC: Av. Sinhá Moreira, 350 – Centro – Santa Rita do Sapucaí – MG

Quando: 05 e 06 de outubro de 2017

 

Mais Lidas