Pouso Alegre recebe coleta de lixo eletrônico neste sábado (30)

Terra do Mandu / 29 setembro 2017

Tem lixo eletrônico aí na sua casa? Computador velho, rádio, TV, impressora, videocassete… então, todo esse material pode ser entregue durante a coleta do Lixo Eletrônico que vai ser em Pouso Alegre neste sábado (30), das 09h às 15h no Pátio da Rodoviária. A iniciativa é do Projeto Inatel Cas@Viva. Esta edição será especial já que contará com uma gincana. Nove escolas públicas e particulares da cidade se inscreveram para participar, e agora competem para saber quem arrecada mais lixo eletrônico.

Para interagir com as escolas, e deixar a disputa entre elas mais acirrada o Inatel criou o Torcidômetro: www.inatel.br/torcidometro. Nele os alunos e qualquer pessoa pode votar em sua escola de preferência. As três primeiras escolas a receberem mais votos ganharão mais pontos no total da coleta. As escolas até o 5º lugar receberão um troféu e a campeã uma TV de 42 polegadas.

“Em Pouso Alegre, nosso objetivo é de aumentar a conscientização na cidade, já tivemos outras oportunidades no município e agora voltamos com uma novidade que é de envolver as escolas de ensino médio, principalmente para levar a conscientização para estes alunos, que é mais importante do que a própria gincana em si”, comentou a responsável pelo projeto, Débora Constanti Justino Ribeiro.

Materiais que podem ser entregues

Mesmo não participando da gincana, a população de Pouso Alegre deve separar e encaminhar seu lixo eletrônico para o ponto de coleta. Podem levar monitores de computadores, telefones celulares, baterias e pilhas, computadores, carregadores, mouses, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros.

Esse tipo de material corresponde a 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso significa que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo. Esses metais podem causar sérios danos à saúde e provocar a contaminação e poluição do meio ambiente. É importante salientar que a campanha não recolhe televisores e monitores de tubos abertos ou quebrados, além de lâmpadas fluorescentes. Os materiais recolhidos são enviados para reciclagem.

Além da coleta, as crianças terão um espaço interativo para colorir e brincar. O público também poderá conferir duas atividades realizadas pelos alunos da Cas@Viva com exposições, uma com as telas da oficina de Stencil e a de fotografia sobre o tema “Um olhar sobre minha terra”. Haverá também uma apresentação do grupo Sax In The Beats.

Após Pouso Alegre, Itajubá irá receber a coleta de lixo eletrônico no dia 21 de outubro.

 

Mais Lidas