Cada vez mais pessoas são atraídas a Pouso Alegre para a terapia de Constelação Familiar

Terra do Mandu / 14 setembro 2017

Há casos de pacientes que vieram de São Paulo em busca das orientações do terapeuta sistêmico Aluísio Alves. O terapeuta é de Uberlândia e viaja para várias cidades do país aplicando suas técnicas. Leia depoimentos de pessoas que conseguiram enfrentar seus problemas e seus medos.

Dificuldades nos relacionamentos, na vida profissional, financeira e amorosa; padrões de comportamentos que se repetem, mesmo quando nos esforçamos para que isso não aconteça; doenças emocionais como a depressão, síndrome do pânico e crises de ansiedade; traumas e bloqueios que dificultam atingir metas. E mesmo quando tudo parece estar dando certo na vida, vem aquela sensação de culpa ou tristeza que não conseguimos explicar. Quem nunca passou ou passa por pelo menos uma dessas situações, que atire a primeira pedra.

Hoje em dia, tudo o que queremos é estabilidade emocional e financeira, paz e felicidade, mas em meio de tantas turbulências e contrariedades, a sensação é que estar pleno se tornou algo impossível.  Mas, um trabalho aplicado em Pouso Alegre pelo psicanalista e terapeuta sistêmico Aluísio Alves tem deixado a vida de muita gente mais “leve”.

Trata-se de uma terapia conhecida como Constelação Familiar aliada a outras técnicas de cura desenvolvidas ao longo de mais de três décadas pelo psicanalista e terapeuta.

Aluísio em um dos workshops realizados em Pouso Alegre. (Foto: Divulgação)

Aluísio mora em Uberlândia, no triângulo mineiro, e tem aplicado essa técnica em várias cidades do país, principalmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Em Pouso Alegre, já vem desenvolvendo há seis anos e os resultados positivos têm atraído pessoas de vários lugares.  O trabalho é realizado individualmente ou em grupo, que são os Workshops.

Há um ano, a jornalista e terapeuta do Luto, Valéria Palma da cidade de São Paulo, participou de um Workshop e se impressionou com os resultados e descobertas sobre si mesma.

“Conheço vários consteladores e quando me falaram do trabalho do Aluísio, decidi ir para Pouso Alegre experimentar. Foi a primeira vez que vi um profissional se envolver de corpo e alma com cada pessoa ali presente. Uma experiência extrassensorial.  Só vivenciando para entender. Das três questões que constelei, avancei em todas e sinto o trabalho do Aluísio reverberar e me conduzir até hoje”.

Constelar, como disse a jornalista e terapeuta, é apresentar o seu problema.

Como é a Constelação Familiar

A Constelação Familiar é um método terapêutico breve, desenvolvido pelo psicanalista alemão Bert Hellinger, que a partir de observações de padrões de comportamento que se repetiam em grupos familiares ao longo das gerações, percebeu a atuação de três leis sistêmicas: A Hierarquia, o Pertencimento e o Equilíbrio.

A partir dessas leis, surgiu o método que hoje tem transformado a vida de pessoas do mundo inteiro. “Quando nascemos, somos conectados a algo parecido com um wi-fi do clã familiar que faz um download da história dos nossos ancestrais. Portanto, determinados padrões, culpas, traumas e bloqueios de situações que aconteceram com os nossos antepassados podem se repetir. É nisso que o método da Constelação Familiar atua, mostrando para o paciente o foco do problema dele, trazendo consciência e cura, muitas vezes imediata.

O terapeuta utiliza técnicas para os pacientes identificarem a raiz do problema e orientar uma solução. (Foto: Divulgação)

O terapeuta e psicanalista que desde a adolescência busca conhecimento para ajudar as pessoas

Aluísio Alves saiu de casa aos 14 anos em busca de conhecimento para ajudar as pessoas em seus processos de autorealização. Passou por várias formações acadêmicas no campo da terapia breve, da Educação, da Teologia e da Gestão Empresarial. Recebeu treinamentos nos Andes Chilenos, nos Estados Unidos e em várias escolas filosóficas e espiritualistas. Formou-se como constelador familiar e recebeu ensinamentos diretamente de Bert Hellinger, além de outros mestres. “Há mais de 30 anos me dedico a esse trabalho e posso garantir que a cura do ser humano não cabe apenas em técnicas. Por isso, desenvolvi práticas e abordagens terapêuticas específicas para cada caso, cada cliente”.

Depoimentos de mais pessoas que conseguiram enfrentar seus problemas e seus medos

Esse trabalho desenvolvido por Aluísio tem sido um grande aliado no processo terapêutico de muitas pessoas.

A Psicóloga, Maria Aparecida Tosta Fagundes, que atende há 14 anos em Pouso Alegre tem indicado a Constelação para vários de seus pacientes: “Eles passam a ter uma consciência mais ampliada sobre si mesmos e as questões que lhes afligem. Em um dos casos, uma cliente que sofria de depressão e já havia perdido a capacidade de trabalhar e o convívio social, após alguns meses de terapia e uma única sessão de constelação, ela conseguiu retomar a vida profissional e social e hoje faz terapia de apoio apenas uma vez por mês.” Explica Maria Aparecida.

A aposentada Nicolina Inocenti Jordão, de 67 anos virou adepta da metodologia. “Fiz quatro vezes a Constelação e foi muito gratificante. Deixei de ser uma pessoa inquieta. Libertei-me de emaranhamentos com os meus antepassados e um companheiro que eu pedia há tempos, surgiu em minha vida. Estou muito feliz! ”

 

A dona de um espaço de beleza, Ana Paula Lima, de 37 anos participou de três Workshops e encontrou um novo caminho. “Eu sofria de uma depressão que limitava a minha vida. Com esse trabalho do Aluísio me conectei com meus pais biológicos e hoje além de me sentir curada, tive forças para fazer movimentos que antes não tinha. Mudei de cidade e agora montei o meu próprio negócio, que está prosperando.”

 

“Percebo que muitos sofrimentos que as pessoas carregam são desnecessários e sinto-me realizado quando vejo as pessoas se libertarem de traumas, se acertarem em seus relacionamentos, na profissão e na prosperidade financeira. Nessa minha missão, cabe a mim uma única postura: amor e profunda fé no Ser a quem o Universo me permite servir”, conclui Aluísio.

Leia também: Técnica da Constelação Familiar é apresentada no Fórum de Pouso Alegre.

*Texto da jornalista Cassiana Fontes.

Mais Lidas