Dois meses sem chuva e queimadas espalham por Pouso Alegre

Magson Gomes / 12 agosto 2017

Na última noite, Bombeiros receberam 3 chamados. A boa notícia é que tem previsão de chuva para o início da semana.

Já são dois meses sem chuva em Pouso Alegre. Os últimos pingos que caíram por aqui foram na primeira quinzena de junho. O clima seco, comum nos meses de agosto e setembro aqui na região, se antecipou. Com ele, vieram as queimadas. Para todos os lados da cidade, e possível ver focos de incêndios. Só na noite desta sexta-feira (11) o Corpo de Bombeiros recebeu três chamados para combater fogo em áreas que estavam em chamas.

Plantação de eucalipto foi danificada pelo incêndio.

A prioridade dos Bombeiros foi controlar o incêndio no bairro Cidade Vergani, próximo à Cimed. No local, toda a vegetação e madeira de eucalipto já cortada foram destruídas pelo fogo. Mesmo com o trabalho dos Bombeiros, neste sábado pela manhã ainda havia fumaça saindo dos eucaliptos queimados. O incêndio pode ter sido criminoso.

Outros locais com fogo em lotes foram nos bairros Colina de Santa Bárbara e Morumbi. Mas segundo os Bombeiros, os chamados são diários para controlar incêndios em lotes vagos.

60 dias sem chuva

O registro da quantidade de dias sem chuva em Pouso Alegre é do Instituto Somar de Meteorologia. A última chuvinha por aqui foi no início de junho. Ainda segundo do Instituto Somar, há 17 anos não ficava um período tão longo sem chuva na cidade.

A boa notícia é que a chuva deve cair na próxima terça-feira, dia 15 de agosto. O meteorologista Evandro Magalhães, disse ao Terra do Mandu que uma área de instabilidade vai chegar ao Sul de Minas e o tempo vai fechar, “provocando chuva considerável. Não vai ser qualquer chuvinha não”, afirmou o meteorologista.

Já são 60 dias sem chuva em Pouso Alegre. Segundo Instituto Somar, a chuva deve voltar na próxima terça-feira, dia 15.

Colocar fogo em lotes pode gerar multa de quase R$ 4 mil

É comum ver no horizonte fumaça subindo porque pessoas colocam fogo em lotes vagos. Além dos prejuízos ao meio ambiente e os efeitos nocivos à vizinhança, o ato pode gerar multa para o proprietário do imóvel no valor de R$ 3.850,00, como prevê a Lei Municipal 5311/2013.

A Lei Municipal estabelece que ficam os proprietários de terrenos particulares, edificados ou não, localizados no Perímetro Urbano do Município de Pouso Alegre, obrigados mantê-los limpos e com o mato controlado, evitando que sejam utilizados como depósitos de resíduos de qualquer natureza, especialmente lixo doméstico e entulho ou qualquer material nocivo à vizinhança e à coletividade, sendo vedada a utilização de “queimada” para a limpeza.

Mais Lidas