Notícia

Festa da Fogueira de Cachoeira de Minas é nesta quinta e tem show com Edu Santa Fé

Terra do Mandu / 28 junho 2017

Tradição já dura mais de 40 anos. Fogueira tem 30 metros de altura.

Chegou o dia da tradicional Festa da Fogueira de São Pedro, em Cachoeira de Minas. É nesta quinta-feira (29). Diferente de anos anteriores quando a festa era celebrada no sábado próximo ao dia do santo, desta vez vai ser no próprio dia de São Pedro.

Esse ano, a programação começa às 19h com uma missa festiva no pátio da fogueira, depois tem apresentação de quadrilha. Às 10h30 será o momento principal, acender a fogueira e queima de fogos. Então, começa o show com o cantor de música raiz Edu Santa Fé.

Carros de boi levam a lenha para formar a fogueira (divulgação)

A fogueira de 30 metros de altura já está de pé. De acordo com os organizadores, essa é a maior fogueira cheia de lenha do Brasil.

A lenha que forma a fogueira é puxada em carros de boi, em um evento festivo realizado duas semanas antes da festa. Os dias restantes são para montar tora por tora que forma um hexágono.

Festejo nasceu de promessa

A fogueira de Cachoeira de Minas é erguida a mais de 40 anos.  A tradição teria começado como um pagamento de promessa. Em agradecimento à cura de uma deficiência física, um vendedor que frequentava a cidade decidiu criar a festa, em que comidas típicas eram distribuídas depois que a fogueira era acesa.

Com a morte do fundador, moradores deram continuidade ao evento e criaram a fogueira. Por questões de segurança, ela não pode ter mais do que 30 metros, mas chama a atenção por sua “arquitetura”.

A hora de acender fogueira é uma atração a parte. Um artefato, batizado de “aviãozinho”, é utilizado para botar fogo na madeira. Em seguida, tem uma queima de fogos.

Mais Lidas