Polícia

PM lança projeto Celular Seguro que promete evitar roubos e recuperar aparelhos furtados

Magson Gomes / 08 junho 2017

O projeto abrange as 18 cidades que compõem o 20º BPM de Pouso Alegre. A pessoa deverá cadastrar o IMEI do smartphone no site do projeto.

Você já teve o celular roubado ou sabe de alguém que já perdeu o aparelho?

De acordo com a Polícia Militar, os furtos e roubos dos smartphones só aumentam. Para se ter uma ideia, apenas na cidade de Pouso Alegre no ano de 2012 foram registrados 113 boletins de roubo, furto ou extravio de aparelhos celulares. Em 2016 a quantidade de registros saltou para 473, e agora em 2017, até o início de junho, já são 264 casos na cidade em que a pessoa teve o celular levado por alguém.

A cabeleireira Karen Cristina já teve dois celulares roubados. “E foi terrível. Você fica sem agenda, você fica sem contatos. Hoje em dia, sem celular, você fica praticamente sem roupa. É difícil sair de casa sem o telefone, hoje em dia”.

Em um dos casos, Karen teve o aparelho roubado durante um show. Ela levou o aparelho para tirar foto, mas num descuido, o smartphone foi levado. A cabeleireira foi fazer o boletim de ocorrência e lá encontrou dezenas de pessoas na mesma situação.

Karen ficou mesmo no prejuízo. Nenhum dos dois celulares foi recuperado.

Como funciona o projeto Celular Seguro

(Foto divulgação PM)

A Polícia Militar acaba de lançar em Pouso Alegre e para as demais 18 cidades que formam o 20º Batalhão de Polícia Militar o projeto Celular Seguro. Através de um cadastro no site da PM, será possível monitorar os aparelhos furtados, ou apenas extraviados, e recuperá-los.

Você pegar o número do IMEI de seu aparelho celular, esse código é a identidade do aparelho, cada um é diferente do outro, e fazer um cadastro no site www.policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro, informando seus dados e cadastrando seu telefone celular, através do número do IMEI.

Se você for vítima de furto ou tiver o celular roubado, deverá registrar a ocorrência na PM e indicar no site onde fez o cadastro que o aparelho foi roubado.

“E assim que o policial militar que trabalha no dia a dia na rua abordar quem estiver com o seu celular, vai ser feita a consulta no sistema do celular seguro, e pelo cadastro, será possível encontrar o dono do aparelho”, conta o aspirante Guilherme Lagos.

Segundo o PM, a medida irá prevenir e desestimular os furtos e roubos de aparelhos. “A longo prazo o objetivo é esse, diminuir as ocorrências e desestimular os furtos e roubos de celulares. e a curto prazo é facilitar a apreensão desses aparelhos, tirar de circulação do mercado clandestino e, principalmente, devolver aos reais proprietários”, explica o aspirante Guilherme.

Como encontrar o IMEI

O número do IMEI de seu aparelho costuma ficar no compartimento da bateria, também tem na caixa e na nota fiscal do celular. Ou, basta você digitar no teclado do seu aparelho *#06# que vai aparecer esse número de identificação.

A escalada dos furtos de celulares em Pouso Alegre

2011 – 11

2012 – 113

2013 – 140

2014 – 249

2015 – 286

2016 – 473

2017 – 264 (até início de junho)

*Dados da PM (Os registros podem ser de furtos/roubos e extravio. São todos os registros que geraram B.O.)

 

Mais Lidas