Atividades marcam a semana de meio ambiente em Pouso Alegre

Magson Gomes / 05 junho 2017

Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Pouso Alegre, atividades serão realizadas no Parque Natural Municipal durante toda a semana para comemorar a data. Programação completa logo abaixo.

Pela manhã desta segunda-feira, um coral formado por crianças de uma escola de Santa Rita do Sapucaí se apresentou. Outras crianças de escolas municipais de Pouso Alegre também estavam presentes e acompanharam as exposições de instituições ambientais e da Polícia Militar de Meio Ambiente. O prefeito Rafael Simões e secretários municipais também estavam no evento de abertura.

Nos estandes de exposição havia animais peçonhentos, animais empalhados, materiais apreendidos de pesca e caça ilegais, mostra de pesquisas do Instituto do Professor Fernando Bonillo, que dá nome ao parque, e mudas de plantas cultivadas no horto local. As crianças também tiveram palestra com uma educadora ambiental.

O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rinaldo Oliveira, diz que o objetivo da programação da semana é informar e conscientizar as pessoas sobre a importância da educação ambiental. “Porque precisamos informar às pessoas que um detalhe faz toda diferença e a soma de todos vai produzir um mundo muito melhor para as gerações futuras”.

A educadora ambiental Ana Carla Arantes é a responsável pelas atividades que serão realizadas durante toda a semana de meio ambiente no Parque Natural. Ela conta que as palestras, rodas de conversas com os alunos têm a função de incentivar esse conhecimento de entender o parque como uma unidade de conservação da natureza. “Incentivar o gosto pelo contato com a natureza para a gente manter nossas nascentes, manter nossa fauna, manter nossa flora. Isso tudo gera uma qualidade de vida muito grande para nós”, explica Ana Carla.

Veja a programação completa:

Dia 06, terça:

08:30 – Palestra com a educadora ambiental Ana Carla: “Nossa Floresta, nossa fauna. Nosso Parque” Breve resgate da história do Parque, com contação de causos e exposição de informações relevantes sobre ecologia. 14:30 – Atividades sensoriais com crianças – Aguçando a percepção da natureza. Dinâmicas de interação 08:00 às 17:00 – Estande da Polícia Militar de Meio Ambiente

Dia 07, quarta:

08:30 – Palestra com Químico da Copasa Fagner Moreira de Oliveira – Uso da Água – nosso papel na manutenção deste recurso precioso 14:00 – Palestra “Identificação de Serpentes, precauções e manejo” (falta título oficial) com Alyson Luciano Vieira (Univás) 08:00 às 17:00 – Estande da Polícia Militar de Meio Ambiente

Dia 08, quinta: 

08:00 às 17:00 – Curso de Poda, trazendo abordagens teóricas e práticas, ministrado pela equipe da Tribo Verde, destinado a funcionários da prefeitura e convidados. 19:30 no SESC – (endereço) – Exibição do Documentário Mandu (colocar título) e em seguida, debate (SESC)

Dia 09, Sexta: 

10:00 – Brainstorming da Educação Ambiental de Pouso Alegre Encontro estratégico para discussão de principais assuntos referentes ao Desenvolvimento Ambiental de Pouso Alegre. O objetivo deste encontro será delimitar as principais demandas ambientais das escolas e sociedade, de onde se pretende desenvolver planos e ações.

Dia 10, Sábado

09:00 às 12:00 – Exposição da Maquete da Mata Atlântica pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da UNIVAS. – Exposição de experimento de erosão hídrica.

Dia 11, Domingo – Encerramento

08:00 às 09:00 – Atividades físicas ao ar livre 09:00 às 09:30 – Palestra sobre Educação Ambiental 09:45 às 10:15 – Palestra sobre Reciclagem 10:30 às 11:00 – Palestra “Biologia de serpentes e Importância da Preservação” 11:15 às 11:45 – Palestra “Benefícios da Arborização Urbana” 15:00 – Reapresentação do Documentário “Mandu, o Chamado das Águas”

Todos os dias, haverá DOAÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES COM ORIENTAÇÕES PARA O PLANTIO, RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO E COLETA DE CAIXINHAS TETRA PAK VAZIAS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS.

 

Mais Lidas