Naninhas do Bem, as bonecas de pano que levam carinho e amor a crianças e idosos

Magson Gomes / 16 maio 2017

Voluntárias de Pouso Alegre confeccionam e doam bonecas. O projeto está precisando de mais voluntários e doações de materiais.

Você conhece o projeto Naninhas do Bem de Pouso Alegre?! Há quatro anos, um grupo de mulheres se reúne no centro pastoral da comunidade Santa Edwiges para confeccionar as bonecas que, em seguida, são doadas para crianças em creches, idosos em asilos e pessoas hospitalizadas. Mais de mil peças já foram produzidas e distribuídas. A vontade é produzir mais porque tem sempre uma criança esperando a companhia da Naninha. Mas faltam voluntários e material.

O projeto em Pouso Alegre foi inspirado na ação de mesmo nome que existe em Arapongas, no interior do Paraná. A artesã Elizandra Amaro conheceu as Naninhas e pediu autorização para usar a mesma ideia no Sul de Minas. Se é para fazer o bem, claro que não haveria objeção.

Atualmente, quem está na coordenação é Rose Gomes, a tia Rose, como é chamada por todos.

São 10 voluntárias. A artesã Gil Soeiro é uma das voluntarias que toda tarde de terça-feira empresta sua arte e seu carinho para confeccionar as bonecas.

Dona Maria é aposentada e mora sozinha. Fazer parte do Naninhas do Bem é uma distração para ela.

Mas, essas mãos não são o suficiente para dar conta de tantas crianças que precisam receber uma naninha. Por isso, o projeto está precisando de mais voluntários. O trabalho é feito nas tardes de terça-feira e sexta-feira.

“Quem quiser ser voluntário, só chegar aqui no centro pastoral que vai ser recebido de coração. Porque além dos materiais que precisamos, a gente precisa de mãos amigas também para essas naninhas ficarem prontas”, explica tia Rose que ainda deixa claro que não precisa saber costurar. Dá para executar outras funções.

As crianças e idosos que recebem uma naninha não escondem o carinho e a felicidade nesse gesto simples. “A primeira atitude de uma criança ou uma pessoa idosa quando pega uma naninha é colocar no peito, apertar e abraçar. Porque é feito com muito amor. Passa por mãos de vários voluntários e cada um ali tem uma história e é feito com muito amor”, conta tia Rose.

Para doar material

Materiais que podem ser doados ao projeto Naninhas do Bem são retalhos ou peças de tecido, de qualquer tipo; pode ser sobra caso você seja costureira; material para enchimento que é a fibra de poliéster, linha de costura e de bordado.

 

Mais Lidas