Notícia

Pouso-alegrense disputa mundial de Jiu-Jitsu nos EUA

Magson Gomes / 06 maio 2017

Ismael da Silva, de 23 anos, viaja na próxima semana e luta no início de junho. Grupo de corrida fez treino solidário para ajudar nas despesas do atleta nos EUA.

Um sonho se tornando realidade. É assim que o pouso-alegrense Ismael Silva, de 23 anos, encara o desafio que vem pela frente. No dia 02 de junho ele entra no tatame para competir pelo mundial de Jiu-Jitsu, que será disputado na cidade de Long Beach, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Ismael vai lutar na categoria peso leve adulto (76 kg).

Ismael viaja para os EUA na próxima semana. Dia 10 ele já treina na academia Gracie, em Los Angeles. As lutas do campeonato mundial serão entre os dias 31 de maio a 04 de junho.

“Tem me deixado muito ansioso. Novo caminho. Sonho disputar mundial, ainda mais pela Confederação Internacional de Jiu-Jitsu. É algo que pode alavancar minha carreira”, comenta o atleta.

O início

Ismael com algumas de suas medalhas – Arquivo pessoal.

Ismael começou a praticar o esporte com 13 anos. O início foi por diversão. Mas há seis anos que ele só vive do Jiu-Jitsu. Ele conta que os treinos são diários, quatro horas por dia. Próximo a competições, o ritmo aumenta. “Um sonho que escolhi. Tenho que me dedicar ao máximo diariamente. É bem exaustivo”.

Ao longo dos poucos anos de carreira, Ismael já conquistou cerca de 40 medalhas em lutas regionais, nacionais e internacionais.

A falta de incentivo financeiro

Mas para qualquer atleta brasileiro, encarar o esporte como profissão não é tarefa fácil. No esporte de luta não é diferente.

Os poucos patrocínios que conseguem, não são o suficiente para pagar todos os gastos de uma viagem internacional que, além de passagens, tem hospedagens, alimentação, material para treinos, entre outras despesas.

Ismael lamenta que já teve que ficar fora de campeonato por falta de grana para bancar esses custos.

Dessa vez, ele juntou suas economias e da família e confirmou sua participação no mundial da Califórnia.

Apoio que veio correndo

E não só as economias da família vão ajudar Ismael Silva realizar o sonho. Um grupo de amigos, membros da Associação de Corredores Amadores de Pouso Alegre, organizou um treino solidário no último dia 1º. Cada participante foi convidado a contribuir com R$ 10. Foram 120 pessoas no treino.

“Gente que eu nem conhecia estava lá participando do treino e me ajudando. Sou muito grato a todos eles. E esse valor arrecadado já vai me ajudar muito”, agradece o atleta.

Ouça parte da entrevista com Ismael Silva:

Mais Lidas