Polícia

Polícia detalha sobre foragidos, suspeitos de participar da quadrilha de assalto a banco

Um é ex-agente penitenciário e teria planejado o sequestro da gerente para roubo do banco em Congonhal. O outro homem já é foragido por homicídio e emprestou carro e casa que serviria de cativeiro.

Magson Gomes / 19 abril 2017

Nesta quarta-feira (19) a Polícia Civil divulgou mais detalhes sobre dois homens que teriam participação na quadrilha que planejava sequestro da gerente de um banco de Congonhal para o roubo da agência. Já existe mandado de prisão contra eles, mas os dois estão foragidos. Outras oito pessoas da quadrilha já estão presas.

Um dos foragidos é ex-agente penitenciário e teria sido a pessoa que planejou todo o crime. O ex-agente mora em Congonhal, cidade onde fica a agência bancária alvo da quadrilha. “Ele era o principal articulador que ligava os integrantes da organização criminosa de BH com os integrantes do Sul de Minas”, conta o delegado Renato Gavião, responsável pela investigação.

O outro foragido, de 43 anos, emprestou o carro usado na ação e, a princípio, o cativeiro da gerente do banco, assim que sequestrada, seria na casa dele, em Pouso Alegre. Desistiram dessa opção depois que a PM fez uma abordagem a um homem em frente à casa e ele se assustou. A abordagem não tinha a ver com o crime planejado. Mas eles preferiram buscar aquela casa no bairro Belo Horizonte onde parte da quadrilha foi presa.

Esse suspeito, também conhecido como baiano, tem outro mandado de prisão em aberto por um homicídio cometido em Pouso Alegre em 2004.

Uma terceira pessoa da região envolvida no crime foi preso no dia 8, dentro da igreja do bairro São João, em Pouso Alegre, onde era padrinho de um casamento.

De acordo com o delegado, ele foi até BH buscar os seis homens presos no dia 5. Esse homem também era quem vigiava a rotina dos funcionários do banco e passava informações para o restante da quadrilha. “Ele fazia campana, inclusive quando a gerente do banco saiu do município de Congonhal para se dirigir para Pouso Alegre, ele que passou a informação”.

Leia mais sobre o caso:

PM prende quadrilha que planejava sequestrar gerente de banco em Pouso Alegre.

Exclusivo: Polícia prende mais integrantes de quadrilha que planejava sequestro de gerente e roubo de banco

Quadrilha presa momentos antes de efetuar o plano

A quadrilha foi descoberta na tarde de uma quarta-feira (dia 5) prestes a concluir a ação. Porém, horas antes, a Polícia Militar recebeu uma denúncia e conseguir prender seis homens. Quatro numa casa no bairro Belo Horizonte e outros dois já estavam próximo à casa da gerente que seria sequestrada. A gerente mora em Pouso Alegre, mas o banco alvo dos criminosos é de Congonhal, onde ela trabalhava.

Armas, inclusive uma pistola de uso restrito das forças armadas, munição, tocas ninja foram apreendidas com os criminosos.

Homem preso no casamento

Como informamos na semana passada, com exclusividade, mais quatro pessoas tinham sido presas pelas Polícia Civil por suspeita de participação no crime.

Desses quatro, dois permanecem presos, um com que teve a participação comprovada, segundo o delegado, e um agente penitenciário que ainda não foi confirmada a participação na elaboração do crime. Porém, foi pego com drogas em casa e quebrou o celular no chão no momento que foi abordado pela polícia.

A mulher que cedeu a casa no bairro Belo Horizonte chegou a ser detida, mas teria apenas alugado o imóvel para os criminosos, diz a polícia. Outro homem, que não teve a identidade revelada também foi detido temporariamente, mas foi solto por falta de provas contra ele.

O delegado Renato Gavião diz que, em nenhum momento, a polícia acreditou na versão apresentada pelos primeiros presos de que eles vieram de Belo Horizonte para executar o plano sem a participação de pessoas da região. “Nós chegamos a conclusão de que, necessariamente, eles teriam um apoio de integrantes aqui da região”.



 

Mais Lidas