Polícia

Laboratório de refino de cocaína funcionava desde 2013, segundo investigações do GAECO

Magson Gomes / 18 abril 2017

Droga apreendida está avaliada em R$ 1 milhão e é a maior já feito pelo GAECO. Local ficava no bairro Itaim, em Cachoeira de Minas. Veja vídeo da entrevista coletiva abaixo.

Na tarde desta terça-feira, 18, a equipe que forma o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Pouso Alegre, concedeu uma entrevista coletiva para explicar as investigações que levaram ao fechamento de um laboratório de refino de cocaína na zona rural de Cachoeira de Minas. As investigações duraram seis meses. Ontem, dois homens foram presos no local e cerca de 60 kg de cocaína apreendidos, além de um vasto material e equipamentos usados para o refino e distribuição da droga.

Além da droga, também foram apreendidos dois carros, cerca de 4 mil reais em dinheiro, seis balanças, uma prensa de 30 toneladas, rolos de fitas adesivas, 300 kg de gesso e uma betoneira usada para misturar os produtos à pasta base.

O promotor de justiça Fabiano Laurito, que coordenou a investigação e coordena o GAECO regional Pouso Alegre, afirma que a investigação continua para encontrar mais envolvidos no fornecimento e distribuição de droga. “Tem uma pessoa foragida e pelo menos mais cinco pessoas acima dos que já estão presos”.

Laboratório funcionava no bairro Itaim

O local usado pelos criminosos como laboratório de refino de drogas ficava em um sítio no bairro Itaim, zona rural de Cachoeira de Minas, mas bem próximo a Pouso Alegre. O sítio foi comprado por um dos homens preso no local, nesta segunda-feira. O outro homem também foi preso no sítio. Os dois são parentes, segundo o promotor.

Dos 60 kg de cocaína apreendidos, 38 kg eram de pasta base que, após passar pelo processo de refino poderia render até quatro vezes mais, passando dos 150 kg da droga. Ainda segundo o promotor, essa foi a maior apreensão feita pelo GAECO na região.

O GAECO tem a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público Estadual.



Mais Lidas