Notícia

Cresce o número de amantes do pedal em Pouso Alegre

Magson Gomes / 01 fevereiro 2017

Além dos benefícios físicos e de bem-estar, durante as pedaladas você faz novas amizades e conhece lugares que estão tão perto e só uma volta de bicicleta pode proporcionar

Andar por Pouso Alegre seja durante o dia ou à noite, descobrindo novos lugares. Na área urbana ou na área rural. Essa tem sido a rotina de muitos praticantes do ciclismo. Pessoas que encontraram nas pedaladas um motivo a mais para sair do sedentarismo. E o número de praticantes aumenta a cada volta.

Houve um tempo em Pouso Alegre que ver uma turma andando de bike por aí não era tarefa das mais fáceis. Talvez tivesse que esperar chegar a Primavera, no passeio ciclístico com o nome da estação organizado por José Aquiles Coutinho, já falecido.

Há cerca de 10 anos começaram a surgir grupos de passeios mais frequentes, como o Ciclosulminas. Quatro amigos se reuniram e começaram a pedalar. Atualmente, os passeios organizados pelo grupo reúnem mais de 40 pessoas, como o realizado na noite dessa terça-feira, 31.

“Hoje temos praticantes de todas as idades e pesos, homens mulheres. Temos exemplo um empresário que começou a pedalar aos 62 anos e continua firme com a gente. Na romaria à Aparecida (SP) vão até 100 pessoas”, afirma Carlos Henrique Fraga Ribeiro, presidente e fundador do Ciclosulminas.

Obrigação que virou paixão

O comerciante João Adail que começou a pedalar há dois anos e meio

O comerciante João Adail de Mello, de 51 anos, descobriu há dois anos e meio que precisava deixar o sedentarismo de lado. Ele foi diagnosticado com diabetes e hipertensão. Foi aí que comprou sua bicicleta, encontrou uma turma de pessoas que já praticava pedaladas semanais e começou a praticar.

Hoje, o comerciante está com 15 kg a menos, diabetes e hipertensão controlados e novos amigos. “O ciclismo mudou muito a minha vida porque melhorou meu condicionamento físico, proporcionou novas amizades. É muito legal isso! A gente conhece pessoas novas e também muitos lugares. Conheci muita coisa que não conhecia em Pouso Alegre, na área rural”, comemora João Adail.

Os benefícios do ciclismo

Tá nervoso?! Vá pedalar! Essa é uma expressão que pode ser muito bem utilizada por quem aprendeu a pedalar. Não aprendeu no sentido de ‘sei andar de bicicleta’. Aprendeu no sentido que virou paixão e uma prática constante. Especialistas e praticantes garantem: as pedaladas são mais que um exercício físico. Os benefícios emocionais do ciclismo melhora o equilíbrio e a confiança, relaxa, combate o estresse, melhorando assim o humor de quem o pratica.

O educador físico Tiago Santos garante os benefícios do ciclismo

O educador físico e personal trainer, Tiago Santos, conta que a bicicleta trabalha a dinâmica aeróbica e mental ao mesmo tempo. “Pedalar envolve grandes grupos musculares, estimulado os batimentos cardíacos e a circulação, causando assim, uma ativação em nosso metabolismo, exigindo uma grande quantidade de energia. Situação ideal para quem quer emagrecer e ainda deixar o corpo e pernas mais tonificados. Além disso, as pedaladas trazem satisfação e bem-estar por liberar hormônios como a endorfina”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para sermos considerados não-sedentários precisamos de 150 minutos de atividade física moderada por semana, o que dá nada mais que 30 minutos por dia. A bicicleta é uma forma interessante de colocar isso em prática porque é um exercício democrático, que pode ser praticado por pessoas com condicionamentos físicos diferentes. Porque ela não exerce impacto sobre articulações, músculos e tendões, facilitando a execução até para pessoas com problemas articulares.

Dia de passeios:

O grupo Ciclosulminas realiza passeios sempre aos domingos pela manhã e noturnos às terças-feiras. Não precisa ser associado para participar. Basta ir equipado.
O grupo também já organiza um passeio para toda a comunidade em março. Será o Passeio Pink, em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

 



Mais Lidas