Homem morre ao cair em cachoeira de Congonhal
Bombeiros encontraram corpo em paredão com cerca de 30 metros de altura. Cachoeira das 15 Quedas tem histórico de acidentes e mortes.
Nayara Andery / 26 dezembro 2025Bombeiros encontraram corpo em paredão com cerca de 30 metros de altura. Cachoeira das 15 Quedas tem histórico de acidentes e mortes.
Nayara Andery / 26 dezembro 2025
Bombeiros encontram corpo de homem que caiu em cachoeira de Congonhal no Natal. Imagem Bombeiros
Um homem de 46 anos morreu ao cair na Cachoeira das 15 Quedas, atração turística de Congonhal, no Sul de Minas. O acidente aconteceu na tarde deste Natal (25/12). Bombeiros encontraram durante a noite.
O pedido de ajuda relatou aos bombeiros que um homem caiu no local. As buscas seguiram desde a tarde. O corpo foi localizado na base de um paredão com cerca de 30 metros de altura, em área de difícil acesso.
Bombeiros montaram uma rota de rapel para conseguir chegar ao local onde estava a vítima. Ao chegar ao local, foi constatado que o homem estava morto.
A perícia da Polícia Civil foi acionada e fez os trabalhos de praxe. Em seguida os bombeiros puderam retirar o corpo do local, com técnicas de salvamento terrestre.
O corpo foi entregue à funerária de plantão, que o levou para o Instituto Médico Legal e ainda não tinha sido liberado até a manhã desta sexta-feira (26/12).
A vítima é Carlos Juvanildo Ferreira. Ele morava em Congonhal. Ainda não há previsão de velório.
Local teve mais acidentes
Esse não é um caso isolado de vítima nesta cachoeira de Congonhal. Em 2017, o soldado do Exército, Márcio Rodrigues, de 21 anos, se desequilibrou enquanto estava com amigos. Ele caiu há oito metros de altura e morreu.
Outro acidente aconteceu em 2023. Um homem de 55 anos foi socorrido com ferimentos após cair da 14ª queda, durante uma trilha.
Acidentes em cachoeiras se repetem na região do Sul de Minas. Na Cachoeira do Porto, em Paraisópolis, foram registradas três mortes entre outubro e dezembro de 2025.
Essa cachoeira fica em área particular com aviso do alto risco de acidentes. Segundo o serviço funerário local, são mais de 20 afogamentos nesta cachoeira, em 20 anos.
Em períodos quentes, como o desta semana, aumenta o fluxo de pessoa em locais de lazer aquático como cachoeiras, praias, lagos e piscinas. Bombeiros alertam que é preciso adotar cuidados para evitar acidentes.
Os militares recomendam que ao ir em cachoeiras as pessoas evitem caminhar sobre pedras lisas, inclinadas ou com limo. Mantenham distância de bordas e paredões, especialmente após chuvas.
Não entrar na água em locais com correnteza forte ou poços profundos. É importante se informar sobre o local e as condições climáticas antes da visita. Evite o consumo de álcool e vá sempre acompanhado.
Soldado do Exército morre em queda de cachoeira, em Congonhal
Homem cai durante trilha na Cachoeira das 15 Quedas em Congonhal
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu